Ainda sob o impacto da recepção que tive em Belém, abri a Bíblia. Percorri o texto com alguma dificuldade, pois a luz do quarto era fraca. Constatei que parara na parte em que Jesus, na Galiléia, ajudava pessoas com todos os tipos de defeitos, que eram postas à sua frente para que fossem curadas: surdos, mudos, coxos, leprosos, etc. Certa vez, ele deu atenção especial a um homem que era surdo e tinha impedimento na fala. Os surdos, em geral, ficam facilmente embaraçados, em especial no meio de multidões.
Talvez Jesus tenha percebido o nervosismo dele e, por isso, chamou-o de lado, em separado. Quando ficaram a sós, pôs os dedos nos ouvidos do outro e, depois de cuspir, tocou-lhe a língua. Então, olhando para o céu, suspirou profundamente e disse: “Abra-te”. O homem recuperou a audição e pôde falar normalmente.
Empolgado com o texto, continuei procurando exemplos da bondade de Jesus, da inesgotável disposição que tinha para socorrer os aflitos. Outra passagem dizia: “E eis que dois cegos que estavam sentados junto à estrada ouviram que Jesus passava e gritavam, dizendo: ‘Senhor, filho de Davi, tem compaixão de nós.’ E repreendia-os que se calassem. Porém, eles cada vez gritavam mais, dizendo: ‘Senhor, filho de Davi, tem compaixão de nós.’ E então, parou Jesus e chamou-os e disse: ‘Que quereis que vos faça?’ Responderam eles: ‘Que se nos abram, Senhor, os nossos olhos.’ E Jesus, compadecido deles, lhes tocou os olhos. E no mesmo instante viram, e o foram seguindo” (Mateus 20:30-34).
Mais adiante, Jesus e seu grupo chegaram a uma cidade onde morava um leproso. À época, os que sofriam dessa terrível doença, além de ficarem isolados, tinham de viver cobertos para esconder as chagas e eram obrigados a avisar às pessoas da sua presença sempre que estivessem se aproximando, afirmando: “Impuro, impuro.”
Assim, quando o referido leproso viu Jesus, atirou-se a seus pés e implorou: “Senhor, se apenas quiseres, podes me tornar limpo.” Bem impressionado com a fé demonstrada pelo homem e para espanto de todos, Jesus estendeu a mão e, sem medo de se contaminar, tocou o homem desfigurado, dizendo: “Eu quero. Torna-te limpo.” A lepra desapareceu como que por encanto. Jesus deixou, ainda, ensinamentos aliando compaixão e sabedoria, como o que segue: “Portanto, se tu estás fazendo a tua oferta diante do altar e te lembrar aí que teu irmão tem contra ti alguma coisa: deixa ali a tua oferta diante do altar e vai-te reconciliar primeiro com teu irmão, e depois virás fazer a tua oferta. Concerta-te sem demora com o teu adversário, enquanto estás posto a caminho com ele…” (Mateus 5:23-25).
A vontade sincera de auxiliar alguém com um problema era uma determinação inabalável de Jesus, o que explica em parte a fama que obteve em tão pouco tempo. A admiração de um grupo pelo líder é obtida através da compreensão por parte dos integrantes de que ele é capaz de solucionar o problema deles. Para isso, este líder precisa estar com as “antenas” constantemente ligadas, mantendo-se atento e sensível aos acontecimentos ao seu redor.
Há duas qualidades básicas que explicariam o grau de fidelidade despertado por Jesus na maioria das pessoas. A primeira era a capacidade real de resolver problemas, os seus e principalmente os dos outros. A segunda era ser intuitivo ao extremo. Todo fato é precedido de sinais que alguns executivos são capazes de captar: eles pressentem um acontecimento antes de sua ocorrência.
O segredo está em prestar atenção a tudo, pois, assim, os dados que configuram e determinarão uma situação dificilmente passam despercebidos. Além desses fatores, Jesus, enquanto estimulava o crescimento de seus discípulos, desenvolvia uma auto-imagem saudável e positiva, uma atitude de vencedor.
Cidades em Israel
Belém | Jerusalém | Jerico | Julis | Nazaré | São João de Acre | Tel Aviv | Tiberíades
País no Oriente Médio
Leia mais
Os ensinamentos sobre Liderança na Terra Santa
Seja um líder diferenciado no seu dia a dia
Ter uma boa Oratória é decisivo para o líder
Jesus era Inspirador com sua equipe
A virtude do líder em ser Compreensivo
O líder destaca-se pela Humildade
O líder deve ser Acessível no seu dia a dia
O líder em sua essência é um grande Conselheiro
O líder oferece Confiança na sua equipe
O líder tem Comprometimento com seus objetivos
O líder tem Fé na causa que abraça
Os Líderes criam e modelam a cultura organizacional
Os Líderes em tempos de mudanças
O que aprendi do líder Jesus na Terra Santa
O que é Liderança? Você está preparado?
Aprendizados sobre Jesus e Liderança na Terra Santa
As empresas não precisam de gerentes, mas de Líderes
Como nos tornamos Líderes de equipes?
21 “Visões Empresariais” de Jesus para Líderes
A importância da multiplicação dos líderes na organização
A Liderança está ligada em compartilhar conhecimento
Desenvolvendo um verdadeiro Líder
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Nazaré – Os Dez Mandamentos da Liderança
Viagem de incentivo- Terra Santa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Viajar em baixa temporada pode fazer você economizar até 50%
Não se esqueça de alguns cuidados na sua viagem
Ande com dinheiro ou trocado numa pochete
Prepare-se para pagar pelo excesso de peso
Tenha uma troca de roupa na sua mala de mão
A tendência é que comecem a adquirir o hábito de viajarem sozinhas
Verifique quais são os documentos necessários para o destino escolhido
Utilize a tecnologia a seu favor na viagem
Seja flexível ao escolher o destino
Use o máximo de contatos locais
De acordo com as condições da sua viagem, outras vacinas poderão ser recomendadas
Dicas para combater o inevitável Jet lag
Sempre existem opções de transporte púbico
É possível fazer uma viagem internacional econômica alugando um carro