Onde reside o conhecimento está o líder para enfrentar desafios e resolver problemas. Isto é o que dá força à equipe: a livre manifestação dos talentos em benefício dela mesma e da organização.
Um dos fatores de sucesso do futuro será compartilhar o conhecimento e para isso há algumas dicas para você se posicionar com relação à gestão do conhecimento na sua unidade de trabalho: analise que conhecimentos são valiosos para a organização; garanta que não haja barreiras à difusão deles; utilize facilitadores; crie processos para que os conhecimentos cheguem às atividades e projete uma infra-estrutura que permita ter acesso a esse conhecimento com facilidades.
O objetivo é maximizar o potencial dos conhecimentos que existem numa organização. A meta é fazer com que todo conhecimento valioso esteja à disposição de todas as pessoas. O conceito de organização que aprende parte de experiências enquanto a gestão do conhecimento tem a ver com o aproveitamento dos recursos resultantes do conhecimento.
A gestão do conhecimento concentra-se nos conhecimentos ainda não descobertos que poderiam ser aproveitados, enquanto a organização que aprende enfatiza a forma de aprender continuamente a fim de poder melhorar. Compartilhar conhecimento é poder.
A liderança consiste em transmitir energia. A capacidade do líder de conseguir essa adesão depende em parte de como fluem as emoções dentro do grupo. Já vimos como as emoções se disseminam a partir da pessoa mais expressiva do grupo.
As pessoas passam mais tempo olhando para o líder do que para as outras e tendem a imitá-lo, mas uma pequena mudança na expressão facial ou no tom da voz de uma figura poderosa pode ter mais impacto do que demonstrações de sentimentos por alguém que ocupe uma posição de menor destaque.
Os líderes bem sucedidos exibem um alto grau de energia positiva, que se espalha por toda a organização. Além disso, quanto mais positivo for o ânimo do líder em um grupo, mais positivos, prestativos e cooperativos serão os membros do grupo. Esse carisma emocional depende de três fatores: ter emoções fortes, ser capaz de expressar essas emoções com vigor e ser um transmissor emocional mais do que um receptor.
Pessoas altamente expressivas comunicam-se por meio de suas expressões faciais, voz, gestos, todo o seu corpo. A tarefa do líder baseia-se numa ampla gama de habilidades pessoais. A liderança acarreta inflamar a imaginação das pessoas e inspirá-las. É preciso mais do que o simples poder para motivar e liderar. A maior diferença entre líderes excelentes e os medianos está no seu estilo emocional. Os líderes mais eficazes são mais positivos, expansivos, sociáveis.
Após uma década priorizando o gerenciamento de processos, as empresas começam a perceber a necessidade de dar ênfase à administração de pessoas, pois é cada vez mais difícil substituir profissionais qualificados. O ritmo acelerado das mudanças é emocionante, mas em um mundo onde tudo é incerto não surpreende que uma das primeiras baixas tenha sido a confiança no ambiente de trabalho. Infelizmente, as organizações de hoje são altamente imprevisíveis.
Num ambiente turbulento, líderes devem formular perguntas que façam com que o sistema descubra a nova direção a seguir. Em vez de proteger a todos da ameaça, o líder deve gerar energia/motivação para enfrentar o desconforto e os desafios da mudança.
Em vez de manter as normas, os processos e os sistemas, o líder deve dizer: “Temos de estabelecer novas normas, processos e sistemas, pois os antigos já não funcionam mais”. Uma vez que o conflito é uma fonte valiosa de novas ideias, em vez de reprimi-los, o líder pode controlar sua manifestação dentro de limites, para que gere trabalho produtivo. Em vez de orientar as pessoas, o líder poderá desorientar as pessoas propositadamente, como forma de impelir à criação de novos papéis, estruturas e formas de operação.
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