Por volta de oito horas, dirigi-me ao portão São Estevão. Fazia muito frio. A igreja de Santa Ana era a última à direita, antes de sair da Cidade Velha. Fui o primeiro visitante. Atravessei o pátio e, ao chegar em frente a ela, desci uma escada à esquerda que me levou à piscina de Betesda. Escavações perto dali descobriram ruínas de dois grandes tanques retangulares.
O maior media cem metros de comprimento por sessenta de largura, com uma profundidade de cerca de dez metros. Colunatas dividiam o tanque em seções. Supõe-se que os carneiros eram lavados numa dessas seções antes de serem sacrificados no templo. Onde os arqueólogos trabalharam, havia uma placa dizendo: “Jesus é todo-poderoso e onipotente. Ele sempre tem meios e maneiras para ajudá-lo.” Jesus visitou Jerusalém muitas vezes, tanto para ensinar quanto para curar enfermos. Um dia, a caminho de uma festa, parou junto a uma piscina e curou um paralítico: “E Jesus disse ao homem que havia estado enfermo durante 38 anos: ‘Levanta-te, toma o teu leito e anda. Não peques mais, para que não te suceda coisa pior’” (João 5:14).
Aliás, as referências aos seus milagres aparecem em profusão na Bíblia, o que comprova que era um líder acessível. Eis uma delas: “E correu a sua fama por toda a Síria e lhe trouxeram todos os que se achavam enfermos, possuídos de vários achaques, e os lunáticos, e os paralíticos e os curou… Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos limpam-se, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, aos pobres anuncia-se-lhes o evangelho… Então concorreu a ele uma grande multidão de povo que trazia consigo mudos, cegos, coxos, enfermos e outros muitos: e lançaram-se aos seus pés e ele os sarou” (Mateus 4:24; 11:5; 15:30). Não se retraía diante de leprosos, aleijados, surdos, coxos, mudos, cegos ou mortos. Se existia sofrimento e dor por onde passava, ele dava um jeito de fazer a paz retornar. Os que gravitavam à sua volta não raro se assustavam com esta disposição destemida. Ele enxergava o que os outros não conseguiam ver. Como líder que era, fazia isso porque aprendera a entender a realidade não apenas a partir de seus próprios referenciais, mas também pela perspectiva daqueles que liderava, daqueles que desejava que seguissem sua mensagem. Tinha a capacidade de olhar através da lente do seu seguidor.
Por isso, não se dispunha só a auxiliar deficientes ou doentes. Socorria também os aflitos. Pelos caminhos que percorreu, perdoou inúmeros pecadores. Quem carregava o remorso no coração por ter cometido algo de que se arrependera, ia procurá-lo e era consolado com as palavras adequadas.
Ele poderia ser citado como um protetor dos pobres, mas, na verdade, via em cada aproximação com alguém uma oportunidade de ministrar sua palavra. Assim, não evitava os ricos, ainda que não praticassem a bondade como ele. Inúmeras vezes pregou para coletores de impostos e empresários locais, na esperança de que alguns deles viessem a ser tocados por sua mensagem. Um líder acessível ao extremo, Jesus dizia sim com freqüência: “Sim, irei à tua festa.” “Sim, mostrarei onde é a minha casa.” “Sim, eu me encontrarei com tua sogra.” “Sim, curarei tua filha.” “Sim, farei o que me pedes”. Nunca foi arrogante, nem mesmo quando foi lançado diante do sinédrio para julgamento. Em contrapartida, nunca negou seu próprio poder.
Cidades em Israel
Belém | Jerusalém | Jerico | Julis | Nazaré | São João de Acre | Tel Aviv | Tiberíades
País no Oriente Médio
Leia mais
O líder destaca-se pela Humildade
Desenvolvendo um verdadeiro Líder
Como nos tornamos Líderes de equipes?
As empresas não precisam de gerentes, mas de Líderes
Aprendizados sobre Jesus e Liderança na Terra Santa
A Liderança está ligada em compartilhar conhecimento
A importância da multiplicação dos líderes na organização
21 “Visões Empresariais” de Jesus para Líderes
O líder demonstra compaixão com o próximo
Os ensinamentos sobre Liderança na Terra Santa
Seja um líder diferenciado no seu dia a dia
Ter uma boa Oratória é decisivo para o líder
Jesus era Inspirador com sua equipe
A virtude do líder em ser Compreensivo
O líder em sua essência é um grande Conselheiro
O líder oferece Confiança na sua equipe
O líder tem Comprometimento com seus objetivos
O líder tem Fé na causa que abraça
Os Líderes criam e modelam a cultura organizacional
Os Líderes em tempos de mudanças
O que aprendi do líder Jesus na Terra Santa
O que é Liderança? Você está preparado?
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Nazaré – Os Dez Mandamentos da Liderança
Viagem de incentivo- Terra Santa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Dormir com futuros amigos é a proposta dos albergues
Muitos pais se esquecem de que as crianças precisam de avisos
Se você é daqueles que diz não ter jeito para pechinchar, habitue-se
Não dê vexame e se informe sobre os costumes cotidianos locais
Quanto mais viajo, menos roupa preciso
Crie uma wish list com destinos que você quer visitar
Depois de decidido o destino, alguns detalhes podem ser planejados
Dicas importantes para sua preparação
Pegue leve com as novas amizades
Depois de um dia cheio de novidades, nada como descansar!
Cada um apresenta um modo diferente de vivenciar uma viagem
Muitas vezes, você se sentirá um tolo e perdido
Procure ir trocando seu dinheiro aos poucos
Viajar não é um privilégio para poucos
Os melhores reconhecidos pela galera