Toda vez que as empresas desenvolvem seus planos para aproveitar as oportunidades e enfrentar a ameaças que incidem em seus ambientes de negócios, uma questão demanda solução imediata: quem será o líder responsável por levar a frente às ações a serem implementadas.
Antigamente esse líder se destacava pelo conhecimento em uma área, imaginava-se, nesta época, que o mais respeitado por sua competência técnica seria naturalmente aceito pelos demais do grupo. Mas logo percebeu-se que seu atributo de especialista não lhe conferia as habilidades necessárias para trabalhar as diferenças existentes entre indivíduos normais em qualquer grupo que se forma.
Naquela época, o líder ideal era selecionado por sua habilidade de elaborar normas e procedimentos; acompanhar e controlar ações; garantir estabilidade da equipe; agir sobre ações de curto prazo; executar as tarefas com eficiência e produzir, controlando equipamentos e materiais. As empresas deveriam estimular o aprendizado para que os funcionários evoluíssem de acordo com suas metas e projeções, caso contrario o descompasso pode gerar desconfortos futuros e a perda do investimento em alguns funcionários. Esse é um processo de aprendizagem conjunto entre empresa e funcionários líderes.
Quando uma empresa define claramente a sua visão, a sua missão e os seus valores de forma compartilhada e autêntica, consegue harmonizar as suas relações. Esta declaração de princípios será a “carta de navegação” da empresa para enfrentar as tempestades que a revolução da informação está causando. Muitos problemas ocorrem nas empresas porque as pessoas não estão caminhando na mesma direção. O retrato de empresas vencedoras nos mostra como a transparência está tomando conta dos ambientes de trabalho. A autêncidade é o melhor caminho para obter relações harmônicas e saudáveis.
Uma tragédia com a qual se defronta a administração é a falta de liderança. Isso acontece porque as empresas imaginam que a liderança seja algo restrito a um pequeno número de pessoas. O potencial da liderança encontra-se latente em muitos dos nossos administradores, mais talvez do que se possa julgar. A capacidade e o desejo de exercer liderança frequentemente são perdidos por falta de oportunidade, devido aos escassos investimentos que visam desenvolver e fomentar essas capacidades latentes.
Muitas organizações atuem em sentido oposto, desestimulando de maneira ativa e permanente as qualidades de liderança. Com isso estão trabalhando a favor do “status quo”. Em lugar de procurar saber como utilizar melhor o seu potencial de liderança, as organizações freqüentemente costumam servir-se de inúmeros recursos para conseguir aquilo que julgam ser a razão de sua sobrevivência. Na maior parte das vezes tais medidas drenam a sinergia organizacional e inibem a iniciativa criativa.
No século XXI serão outros requisitos a serem desejados no líder como um conjunto de habilidades e valores: compreensivo, inspirador, oratória, conselheiro, confiança, compaixão, humildade, comprometimento, acessível e ter fé que compões os 10 mandamentos da Liderança.
Essas são as principais características humanas de Jesus relatadas na Bíblia que foram aplicadas de uma maneira prática e o tornaram o maior líder que a humanidade já teve. Há quase 2.000 anos, bilhões de pessoas seguem os ensinamentos de Cristo e parte desses conceitos serão divulgados agora e fazem parte dos meus estudos e se tornará a Bíblia dos executivos.
Jesus reunia qualidades que o caracterizavam como um líder autêntico, que foi conquistada ao longo de um processo gradativo. O caminho para inspirar-se e transmitir-se segurança passa pelas atitudes no dia-a-dia. Por isso, a liderança é o patamar mais próximo da auto realização. Cabe ao executivo empreender uma jornada para descobrir o tesouro do seu verdadeiro ser.
Esta é uma tarefa cheia de perigos e escolhas difíceis a serem feitas, mas oferece grandes recompensas. Jesus foi um líder visionário, ousado, às vezes fragilizado, mas sempre corajoso, determinado, confiável, solidário, enérgico quando necessário, e, acima de tudo, carismático e exemplar. Enfim, ele foi a síntese perfeita do que existe de divino em ser humano.
Cidades em Israel
Belém | Jerusalém | Jerico | Julis | Nazaré | São João de Acre | Tel Aviv | Tiberíades
País no Oriente Médio
Leia mais
Os Líderes em tempos de mudanças
Os Líderes criam e modelam a cultura organizacional
Os ensinamentos sobre Liderança na Terra Santa
O que é Liderança? Você está preparado?
O que aprendi do líder Jesus na Terra Santa
O líder tem Fé na causa que abraça
O líder tem Comprometimento com seus objetivos
O líder oferece Confiança na sua equipe
O líder em sua essência é um grande Conselheiro
O líder deve ser Acessível no seu dia a dia
O líder destaca-se pela Humildade
Desenvolvendo um verdadeiro Líder
Como nos tornamos Líderes de equipes?
As empresas não precisam de gerentes, mas de Líderes
Aprendizados sobre Jesus e Liderança na Terra Santa
A Liderança está ligada em compartilhar conhecimento
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Nazaré – Os Dez Mandamentos da Liderança
Viagem de incentivo- Terra Santa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Os hostels são os meios mais baratos de hospedagem
Faça exercícios para diminuir o desconforto
Viajar com bebê é sempre complicado e exige bastante planejamento
Cuide de seu cartão de crédito no exterior
Evite peças volumosas e que amassem
Viajar por conta própria dá liberdade, autonomia e até economia
Foi assim que encontrei locais incríveis pelo mundo para dormir
A sensação de liberdade é um dos pontos altos
Sempre têm muitas outras pessoas fazendo o mesmo
Será um momento perfeito para fazer reflexões
Para jovens de todas as idades!
Quanto mais você gasta, mais pontos são acumulados
Alguns cuidados na Terra Santa
A importância da multiplicação dos líderes na organização
21 “Visões Empresariais” de Jesus para Líderes
O líder demonstra compaixão com o próximo
Ter uma boa Oratória é decisivo para o líder
Jesus era Inspirador com sua equipe
A virtude do líder em ser Compreensivo