Estava tão absorvido em minhas reflexões que, para não interrompê-las, achei melhor voltar a pé para Tiberíades, uma caminhada de uns dez quilômetros à beira-mar. Observava Cafarnaum se perdendo na distância e imaginava quantas vezes Jesus não tivera aquela mesma visão que eu.
Jesus escolheu a cidade de Cafarnaum por uma razão estratégica, ou seja, para estar perto da maioria de seus discípulos, que morava ali, facilitando, assim, o aprendizado deles. Ao criar e incentivar essa familiaridade dele para com o seu grupo e vice-versa, demonstrou compreensão das necessidades dos seus colaboradores, além de estabelecer pontos de afinidade entre ele e os mesmos.
Jesus fez questão de deixar claro que prezava muito a sua própria independência. Isso é sempre positivo em qualquer processo de liderança, porque só quem demonstra ter liberdade para decidir pode prometer algo e transmitir segurança de que vai cumpri-lo.
Jesus foi um grande educador e conselheiro, repassando conhecimentos e valores, tanto teoricamente quanto na prática. A educação foi a prioridade número um de Jesus. Essa preocupação se revela com clareza em seus ensinamentos “Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom: ou fazei a árvore má e o seu fruto mau: pois que pelo fruto é que a árvore se conhece” (Mateus 12:33). Apesar de falar com muita autoridade, Jesus insistiu com veemência na necessidade de se ter a humildade de compreender que toda pessoa tem algo a ensinar e a aprender.
O ser humano está em constante aprendizado, mas a qualquer momento pode ter de exercer o papel de educador e deve estar preparado para isso. Cultivar o hábito de se orientar, de organizar planos, permite a elaboração de um método que ajudará a se guiar outros indivíduos no futuro. Jesus direcionava energias para ensinar aquilo que realmente interessava, compartilhando com sabedoria seus conhecimentos.
Era um tipo de líder que busca disseminar experiência e fortalecer os outros para enfrentarem novos desafios. Assim, podia delegar poderes, pois não conseguiria (e não queria) fazer tudo sozinho: “Os campos estão prontos para a colheita, mas os trabalhadores são poucos.” Conceder autoridade é alavancar os dons pessoais dos colaboradores, incentivando o seu crescimento, a sua capacidade crítica e tornando-os multiplicadores de idéias. Isso é liderança autêntica.
Consciente do que iria lhe acontecer, preparou os discípulos para difundirem seus ideais depois que não estivesse mais na terra. O diferencial na metodologia empregada por Jesus com os pescadores situava-se em não utilizar a técnica do treinamento, mas sim em ensinar através da convivência e da prática.
Procurava inspirar os seguidores com exemplos. Pretendia, assim, levar todos eles, que eram pessoas simples, a entenderem em profundidade o que falava, para que refletissem a respeito e tirassem suas próprias conclusões. A crença advinha da reflexão e questionamento, seguidos da aceitação. Nada era gratuito. Por isso a palavra dele, bem como sua figura, eram carismáticas.
Cidades em Israel
Belém | Jerusalém | Jerico | Julis | Nazaré | São João de Acre | Tel Aviv | Tiberíades
País no Oriente Médio
Leia mais
O líder deve ser Acessível no seu dia a dia
O líder destaca-se pela Humildade
Desenvolvendo um verdadeiro Líder
Como nos tornamos Líderes de equipes?
As empresas não precisam de gerentes, mas de Líderes
Aprendizados sobre Jesus e Liderança na Terra Santa
A Liderança está ligada em compartilhar conhecimento
A importância da multiplicação dos líderes na organização
21 “Visões Empresariais” de Jesus para Líderes
O líder demonstra compaixão com o próximo
Os ensinamentos sobre Liderança na Terra Santa
Seja um líder diferenciado no seu dia a dia
Ter uma boa Oratória é decisivo para o líder
Jesus era Inspirador com sua equipe
A virtude do líder em ser Compreensivo
O líder tem Comprometimento com seus objetivos
O líder tem Fé na causa que abraça
Os Líderes criam e modelam a cultura organizacional
Os Líderes em tempos de mudanças
O que aprendi do líder Jesus na Terra Santa
O que é Liderança? Você está preparado?
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Nazaré – Os Dez Mandamentos da Liderança
Viagem de incentivo- Terra Santa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Trabalhe num hostel para economizar na viagem
Viajar mais, gastando menos. Quem não quer isso?
Envolva os pequenos nos preparativos da viagem
Seja inteligente ao pesquisar seu destino de viagem
Como presentear alguém num país diferente do seu?
O difícil é identificar o que é importante na hora de arrumar a mala
Conselhos para não se dar mal na viagem
Viajar pode ser mais barato do que você pensa
Grandes aventuras requerem muitos amigos para compartilharem