Quarenta minutos depois, voltara a terra firme. Resolvi seguir caminhando pela orla, pois o sol já não estava tão intenso. Parei em frente a um bar, sentei-me em uma mesa na calçada e prossegui com as anotações. Não tirava os olhos do mar da Galiléia. Seu poder hipnótico me lembrava a todo instante que Jesus recrutara boa parte dos seus seguidores naquela região. No dia em que ele partiu de Nazaré para Cafarnaum, dera ali o passo decisivo para instituir sua doutrina: “E, tendo Jesus ouvido que João fora preso, retirou-se para a Galiléia. E, deixada a cidade de Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zabulão e Neftali” (Mateus 4:12-13). “E, passando ao longo do mar da Galiléia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar. E disse-lhes Jesus: ‘Segui-me, e eu os farei pescadores de homens’” (Marcos 1:16-17). Consultei o relógio: quatro da tarde. Os transeuntes percebiam que era estrangeiro, mas não me incomodavam.
Jesus se fazia seguir e obedecer por um grupo, de forma espontânea, dedicada e motivada, em direção a um objetivo. Transmitindo confiança e segurança, empolgava e empurrava os colaboradores para a frente. Ele estimulava a vontade de vencer em todos com quem se relacionava. Como líder autêntico, encarnava as crenças e valores do grupo a que pertencia. A jornada espiritual de Jesus inspirou muitos a empreenderem busca semelhante. Ele não pretendia apenas que outros o seguissem, mas que iniciassem um caminho próprio e consciente.
A capacidade de liderar, em qualquer época, deriva da força e do apoio dos que cercam aquele que comanda. Ela implica em conduzir os liderados a se tornarem independentes, servindo-lhes como exemplo. A jornada de Jesus inspirou muitos a empreenderem busca semelhante. Ele não pretendia apenas que o seguissem, mas que iniciassem um caminho próprio e consciente.
Com sua atuação carismática, Jesus conseguiu que o grupo atingisse as metas com maior eficiência. Tinha iniciativa de líder e atuava de maneira preventiva, antecipando e estudando as possibilidades de erro. Estava sempre atento para as necessidades de ação e mudanças, e jamais hesitou em tomar providências que evitariam ou remediariam problemas. Jesus não esperava as coisas acontecerem; ele as fazia acontecer em função dos objetivos que perseguia.
Para motivar os outros, um executivo tem de ter a motivação em si mesmo. Quando se atinge o nível de consciência em que o mais importante é o sentimento que se tem no interior, alcança-se o ponto fundamental: o cruzamento com o próprio destino. Jesus disse: “Sei de onde vim e sei para onde vou.” Ele teve, o tempo todo, conhecimento do destino a dar a sua vida. Isso é imprescindível para convencer a equipe sobre a missão a cumprir, para, então, educá-la, com o executivo servindo de modelo quanto ao que se está fazendo e ao que deve ser feito. É uma necessidade humana se agrupar em torno de quem tenha iniciativa e disposição para ensinar. Os líderes são inspiradores, porque possuem uma visão de novas possibilidades de pensamento e ação, comunicam-na aos seus colaboradores e os incitam a desenvolverem sua visão pessoal. Procuram constantemente modos de expandir a visão deles, bem como sua influência e sua contribuição.
Jesus ajudava seus seguidores, incitando-os a exercitarem sua autonomia e capacidade de questionar. Os líderes inspiradores fazem com que as pessoas enxerguem para além de si mesmas. E o Nazareno era assim, respondia com perguntas direcionadas para auxiliar a busca de uma solução eficiente, pois virá do indivíduo, que tinha a dúvida, baseando-se no que ele acha de maneira realista e concreta, e não no que o seu interlocutor poderia considerar ser a melhor forma de agir.
Cidades em Israel
Belém | Jerusalém | Jerico | Julis | Nazaré | São João de Acre | Tel Aviv | Tiberíades
País no Oriente Médio
Leia mais
A virtude do líder em ser Compreensivo
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Ter uma boa Oratória é decisivo para o líder
Seja um líder diferenciado no seu dia a dia
Os Líderes em tempos de mudanças
Os Líderes criam e modelam a cultura organizacional
Os ensinamentos sobre Liderança na Terra Santa
O que é Liderança? Você está preparado?
O que aprendi do líder Jesus na Terra Santa
O líder tem Fé na causa que abraça
O líder tem Comprometimento com seus objetivos
O líder oferece Confiança na sua equipe
O líder em sua essência é um grande Conselheiro
O líder deve ser Acessível no seu dia a dia
O líder destaca-se pela Humildade
O líder demonstra compaixão com o próximo
Desenvolvendo um verdadeiro Líder
Como nos tornamos Líderes de equipes?
As empresas não precisam de gerentes, mas de Líderes
Aprendizados sobre Jesus e Liderança na Terra Santa
A Liderança está ligada em compartilhar conhecimento
A importância da multiplicação dos líderes na organização
21 “Visões Empresariais” de Jesus para Líderes
O líder demonstra compaixão com o próximo
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Nazaré – Os Dez Mandamentos da Liderança
Viagem de incentivo- Terra Santa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Muitos hostels oferecem uma cozinha para que prepare sua própria comida
Algumas dicas para ter um voo tranquilo
Curtir momentos em família é uma das melhores coisas da vida
Aprenda convivendo com uma família
É a experiência que faz o bom viajante
Viajar com pouco dinheiro não deixa a experiência menos legal
É muito importante cultivar o espírito da pechincha
Você se desprende sem preocupações