Liderança é algo que você pode ensinar e as pessoas que querem ou precisam exercê-las podem aprimorar ou desperta-las nas atitudes diárias. A maioria das pessoas tem a capacidade de se tornar um líder, isso requer tempo, treinamento e muita tentativa de erro e acerto. As habilidades de lideranças são o resultado da combinação entre experiência de vida e trabalho.
O que torna uma pessoa líder é a capacidade de aprender e de refletir sobre as experiências vividas. Os líderes eficazes fizeram isso: exerceram sua liderança, depois refletiram sobre o realizado e aprenderam novamente com as decisões que tomaram. Os grandes líderes traçam caminhos e dão as coordenadas aos que os seguem para chegar lá.
Mesmo que você tenha sido preparado para líder, a ideia de se tornar um é ainda assustadora. Há uma grande diferença entre a teoria e o fato. Personalidade e estilo de liderança não são a mesma coisa. O estilo de liderança é mais simples e fácil de alterar do que a personalidade e permite responder às diferentes situações de um modo apropriado. O líder pode abordar as situações de uma maneira sistemática, mas existem ocasiões em que a intuição é mais apropriada. Liderança se traduz como competência para reunir especialidades e generalistas, integra-los e criar condições de motivação em torno de objetivos comuns para conseguir deles muito mais do que a soma da máxima contribuição possível que cada um poderia isoladamente dar de si.
Sem liderança, uma organização seria uma confusão de pessoas e máquinas, do mesmo modo que uma orquestrar sem maestro seria somente um conjunto desordenado de músicos e instrumentos. A orquestra e todas as outras organizações requerem liderança para desenvolver os seus ativos humanos. Liderar implica necessariamente identificação, desenvolvimento e utilização do potencial inerente às organizações e às pessoas que elas abrigam. A habilidade interpessoal típica do líder é o recurso com o qual contam as empresas para conseguir harmonizar as características próprias da sua cultura e o sentido que as pessoas dão ao trabalho que ai desenvolvem.
A liderança pode ser aprendida e pode-se aperfeiçoar na prática, nem todos possuem habilidades e a motivação para serem líderes, mas caso seja o seu objetivo comece inicialmente a rever suas atitudes, posturas e comportamentos. Os líderes surgem em momentos críticos, a liderança é o ato de fazer a diferença, principalmente quando sua vida, sua profissão, ou a sua empresa estão em jogo. Saber aonde se quer chegar e quais são os valores é essencial para atingir o seu objetivo, para assegurar que todos os seus interesses e preocupações sejam transformados em decisões ágeis, e para evitar arrependimentos posteriores. Criar essa compreensão na cultura de uma empresa pode, da mesma forma, ajudar todos os empregados a serem lúcidos e agirem rapidamente. A liderança é melhorar e talvez até transformar o que herdamos de outros sem colocar em risco a missão da organização e sem fazer da organização uma escrava do nosso ego.
A liderança se caracteriza pela competência técnica (conhecimento e atualização deste conhecer no negócio em que se atua), e competência gerencial (empregar com desenvoltura técnica modernas para planejar, organizar e controlar) e competência comportamental ( desenvolvimento pela inclinação natural para relacionar-se com pessoas em situações de trabalho e também para a eficiência organizacional)
A liderança não tem formulas mágicas, mas sim um estilo baseado em comportamentos e atitudes e cada líder tem uma dosagem particular desses atributos e formas diferentes de ensinar. Os líderes devem energizar as pessoas através de um senso de urgência na transmissão dos objetivos, os quais, por sua vez, devem ser desafiantes e usar o máximo a potencialidade das pessoas. Aqueles que não se comprometem com os valores da empresa muito embora podem estar conseguindo os resultados operacionais definido, não devem continuar na empresa.
Buscamos a liderança fora de nós mesmos e isso é uma armadilha, pois nos libera de mudar coisas que consideramos desconfortáveis ou que não gostamos, e também nos libera da necessidade de criar algo melhor. Vamos olhar dentro de nós e buscarmos essa liderança. Já não chegou a hora de pensarmos que não importando se liderando uma empresa, uma equipe ou simplesmente nossas vidas somos responsáveis sobre como pensamos, sentimos e agimos.
Cidades em Israel
Belém | Jerusalém | Jerico | Julis | Nazaré | São João de Acre | Tel Aviv | Tiberíades
País no Oriente Médio
Leia mais
O que aprendi do líder Jesus na Terra Santa
O líder tem Fé na causa que abraça
O líder tem Comprometimento com seus objetivos
O líder oferece Confiança na sua equipe
O líder em sua essência é um grande Conselheiro
O líder deve ser Acessível no seu dia a dia
O líder destaca-se pela Humildade
Desenvolvendo um verdadeiro Líder
Como nos tornamos Líderes de equipes?
As empresas não precisam de gerentes, mas de Líderes
Aprendizados sobre Jesus e Liderança na Terra Santa
A Liderança está ligada em compartilhar conhecimento
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Nazaré – Os Dez Mandamentos da Liderança
Viagem de incentivo- Terra Santa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Hostels abrem as portas também com a finalidade de trocar experiências
Os brasileiros viajam cada vez mais de avião
Não tem nada melhor do que férias com os filhos
Tente economizar em serviços que você mesmo pode realizar em casa
Cuidado com o quê você veste e com os cumprimentos!
Montar a mala é como um quebra-cabeça
Viajar sozinha pode ser muito melhor que você imagina
Ao invés de cismar com um destino deixe o destino escolher você
Tire cópia de seus documentos e guarde
Respeite algumas regras ao hospedar-se num hotel
Eu já fiz muita amizade quando fiz meu primeiro mochilão
A importância da multiplicação dos líderes na organização
21 “Visões Empresariais” de Jesus para Líderes
O líder demonstra compaixão com o próximo
Ter uma boa Oratória é decisivo para o líder
Jesus era Inspirador com sua equipe
A virtude do líder em ser Compreensivo
Os Líderes criam e modelam a cultura organizacional
Os Líderes em tempos de mudanças