O automóvel passou a ser fabricado nos EUA em 1893. Em 1901, um aventureiro levou seis dias para percorrer uma distância de 1.176 km, de Kokomo, no estado de Indiana, a Nova York. Dois anos depois, veio a primeira travessia continental. Nestas expedições, fartamente divulgadas, os viajantes encontravam apenas trilhas enlameadas e de difícil transposição.
Entre 1905 e 1913, Charles Glidden, um aficionado por automóveis natural de Boston, juntou-se à American Automobile Association, a fim de promover a idéia de usar-se o carro como meio de transporte para o turismo. Conseqüentemente, passou a defender a prioridade na construção de estradas melhores, que, com o avanço acelerado do progresso, vinham-se tornando fundamentais para todos.
Durante este período, mais especificamente em 1909, a Portland Cement passou a fornecer concreto para o asfaltamento de algumas ruas nos EUA. Cobriu-se cerca de 1,6km, desde a Woodward Avenue, em Detroit, até Wayne Countys State Fair Grounds. Desde então, muitos funcionários envolvidos com a questão dos transportes começaram a frequentar cursos em universidades, como os do Massachusetts Institute of Technology, para aprender a técnica da pavimentação.
Carl Graham Fisher é outro exemplo de pioneiro. Criador das Quinhentas Milhas de Indianápolis, a corrida mais famosa do automobilismo mundial, começou um movimento para persuadir companheiros da luta pela construção de estradas a contribuírem com a Lincoln Highway, a primeira que seria totalmente pavimentada, no Norte dos EUA.
Os fundos por ele arrecadados somaram quatro milhões de dólares e, mesmo com o entusiasmo das pessoas, logo se chegou a uma conclusão: o dinheiro era suficiente para cobrir apenas alguns quilômetros de estrada, nunca a extensão total. Provou-se que este avanço do progresso custava caro demais aos bolsos do cidadão. O governo precisava organizar o negócio
Antes das rodovias nacionais, surgiram as locais, chamadas de trails. Cy Avery foi um dos que se engajaram na criação da Ozark Trail. Em meados da década de 1920, estimava-se a existência de pelo menos 250 trilhas marcadas nos EUA. No entanto, a uniformidade era precária e o viajante costumava se deparar cora mapas confusos e diferentes maneiras de identificar uma rota qualquer. Algumas vezes, a identificação fazia-se através de um símbolo, como a cabeça de um índio, na Pontiac Trail, em Illinois.
No entanto, o mais comum era haver simplesmente faixas coloridas penduradas na cerca ou no poste mais próximo. O pior era que, não raro, a mesma cor identificava duas trilhas diferentes. Por volta de 1925, os viajantes já manifestavam profunda irritação, porque as trilhas não custavam barato e eram difíceis de vencer.
Nesta época, o governo federal começara a formular a sua política e a definir o seu papel na construção de rodovias, ainda que lentamente. O primeiro ato, o Federal Aid Road Act, havia sido assinado em 1916, seguido por outro em 1921 que pedia aos estados que designassem um sistema de vias rurais conectadas, para a abertura de concorrência a verbas federais. Mesmo assim, com fundos devidamente votados, pouco aconteceu até 1924.
Se a construção de rodovias tornou-se uma questão política de interesse nacional, em Oklahoma ela adquiria contornos ainda mais cruciais. O estado sequer completara vinte anos de existência e, portanto, não havia desenvolvido um complexo de trilhas, abertas por pioneiros, ou um sistema de vias para o tráfego de carruagens, ou mesmo as estradas de ferro, como as que cortavam o resto do país. As poucas ruas existentes eram malfeitas, inadequadas e mal-conservadas.
Ainda em 1912, Cy Avery lançou um movimento pedindo ao governador Lee Cruce que declarasse feriado estadual, para que os cidadãos “tirassem Oklahoma da lama”. A iniciativa foi um sucesso e desde então Avery fez destas campanhas seu principal objetivo.
Cidades na Route 66 do estado de Oklahoma
Quapaw | Commerce | Miami (OK) | Afton | Vinita | Chelsea | Foyil | Claremore |Catoosa | Tulsa | Sapulpa | Bristow | Stroud | Davenport | Chandler | Arcadia | Oklahoma City | Bethany | Yukon | El Reno | Hydro | Weatherford | Clinton | Elk City | Sayre | Erick | Texola
Estados que fazem parte da Route 66
Argentina | Bolívia | Chile | Curaçao | Estados Unidos | Peru | Uruguai
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