Mas, meu destino era Tulsa, a segunda maior cidade de Oklahoma, fundada em 1879. Foi originalmente chamada de Tulsey Town, por causa dos índios da tribo creek, da comunidade Tulsey. Em 1890, surgiu o primeiro posto do correio e, em 1882, chegou a estrada de ferro. O gado veio logo depois para as ruas enlameadas ou empoeiradas, dependendo da estação do ano. “Era muita lama ou poeira para limpar.” Assim, os cidadãos decidiram que as ruas da cidade deveriam ter apenas 24 m de largura, em vez de 30,5 m, a medida padrão.
Os habitantes tiveram ainda vários problemas para que o lugarejo se desenvolvesse ao longo dos anos. Em 1901, foi descoberto petróleo na cidade vizinha de Red Fork. Tulsa temeu transformar-se num subúrbio da outra localidade. Construíram então a toll bridge, uma ponte que cobrava pedágio para ser atravessada, e ofereceram Tulsa como uma cidade “pequena e bonita, seca e alta, onde há boas igrejas, escolas e bancos”. O ciclo do petróleo atingiu o ápice e os migrantes passaram a chamar Tulsa de sua “casa”. Tanto que, em 1910, eram 19.500 os habitantes. Vinte anos depois, havia mais de 140 mil. Atualmente, a população é de quatrocentos mil. Seu tom cosmopolita é reforçado ainda pela principal atividade, a extração do petróleo.
Cerca de seiscentas empresas petrolíferas empregam mais de trinta mil pessoas. É considerada a “capital mundial do petróleo”. No entanto, sua economia é bastante balanceada. Além da atividade principal, a indústria aérea desempenha papel importante. Há uma fábrica da McDonnel-Douglas, fabricante dos aviões DC-10, entre outros modelos, e a American Airlines instalou ali sua base de manutenção, um centro de engenharia, um centro de reservas e a divisão financeira.
Grande parte do charme de Tulsa está na abundância de sua arquitetura art déco, como a igreja metodista da Boston Avenue. Um passeio pelo Centro da cidade é um verdadeiro paraíso para estudantes de arquitetura interessados neste estilo, dominante nos anos 20. Outros exemplos são a ponte da 11th Street, que, infelizmente, estava com placas avisando de sua demolição, e o Wharehouse Market, construído em 1929 no terreno do McNulty Ballpark, onde o lendário jogador de beisebol Babe Ruth impressionou plateias.
O mercado funcionou até 1978, quando entrou em decadência. Sempre interessado na história dos EUA, fiz ainda uma visita ao Gilcrease Museum, onde há uma coleção respeitável de obras sobre o desenvolvimento do país, assim como uma seção bastante completa que trata da arte dos americanos nativos, comprovando que o estado faz jus ao nome de Oklahoma, como território de maior concentração indígena.
Na mesma 11th Street, agrupam-se motéis e restaurantes, sobrevivendo ao drama de vários outros que tiveram de fechar as portas. Esta é a rua por onde passa a Route 66. Para hospedagem, há o Brookhaven Court, o Brookshire e o Route 66 Motel. Para comer, existem dois restaurantes típicos, o Metro Diner e o Route 66 Diner, este último inaugurado em 1935 e até hoje comandado por Sherry e Debby Higgs. Além deles, há o Pancake Place, o El Rancho Grande e o Mark & Mary Good Food. Locais que também devem ser conhecidos por aqueles sedentos de mais Route 66 são o Hank’s Hamburgers, o Ike’s Chili House, o Family Diner, o Wing’s Hamburgers e o East Side Cafe, aberto os sete dias da semana, e que tem como especialidade frango e steaks.
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