Quase ao fim da minha viagem, segui de carro por um daqueles longos boulevards de Los Angeles que levam até o mar e cheguei a Santa Mônica. Fundada em 1875, tem aproximadamente 85 mil habitantes e é uma típica cidade litorânea. As praias são largas, de areia branca.
No inverno, no entanto, é impossível sequer pensar em arriscar-se a entrar no mar. As águas ficam insuportavelmente geladas. Mesmo no verão, o oceano Pacífico insiste em manter uma temperatura bastante baixa.
Nos arredores da praia, pistas e mais pistas ocupadas por skatistas, patinadores, ciclistas e até corredores com walkiemans. No Santa Monica Boulevard até o Santa Monica Pier, onde há um carrossel restaurado há pouco tempo, que foi usado no filme Golpe de mestre, com Paul Newman e Robert Redford.
A região do pier conta com um parque e uma placa que diz: “Will Rogers Highway, dedicada, em 1952, a Will Rogers, humorista, viajante do mundo, bom vizinho. Essa rua principal da América, a Route 66, foi a primeira rodovia em que ele viajou, numa carreira que o trouxe diretamente aos corações de seus compatriotas.” No píer há um portal que diz: “Santa Monica Yatch Harbor. Pesca esportiva. Passeio de barco. Cafés.”
A Route 66, que nasce no lago Michigan e morre à beira-mar, é uma rodovia que significa muito para as cidades por que passa e para as pessoas que nelas vivem. Mas, a estrada começou a ficar pequena para o tráfego de uma América cada vez mais desenvolvida e os acidentes cresceram. Em 1954, foi aprovado um plano de reformulação do sistema de highways, que levou mais de vinte anos para se concretizar.
Aos poucos, as novas auto-estradas foram abandonando as ruas das cidades e fazendo seu percurso contornando-as. À mother road, restou o papel de coadjuvante venerada. Muitos dos que viveram em função daquela estrada queriam que as modernas interestaduais na região fossem chamadas de I-66.
No entanto, para substituir a grande rota diagonal foram necessárias nada menos que cinco estradas. As obras atrasaram muito e só em 1985 o Comitê de Estradas Americano reuniu-se e tomou a decisão final de desativar a Route 66. Quando a interestadual passou pela localidade de Williams, Arizona, a 66 havia “morrido”. Não havia mais placas oficiais. Deixara de ser a Route.
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