A Califórnia é a terra onde nasceu a Disneylândia, e a indústria cinematográfica desenvolveu-se e ganhou força. Só estes dois fatos já seriam suficientes para fazer desta terra um dos lugares mais charmosos dos EUA. De fato, a Califórnia é a terra do sonho americano. Primeiro, representou o sonho de riqueza, da busca do ouro, de uma vida melhor, Cerca de 150 anos depois, transformou-se, ela mesma, numa fábrica de sonhos, onde é possível fazer os dinossauros reviverem, viajar para as galáxias mais distantes, ir ao centro da terra, andar numa nave dentro do corpo humano, mandar que o mar se abra para a passagem dos judeus, voltar ao passado e conhecer o futuro, onde, enfim, é possível voar, ter poderes mágicos e encontrar a felicidade. Uma terra onde tudo parece possível, o estado dourado, o Golden State.
Mas nem sempre cruzar a divisa do Arizona com a Califórnia foi uma aventura no bom sentido. No final da década de 1920 e início da de 1930, época da Grande Depressão, quando as tempestades de areia enterravam na miséria os habitantes do Oklahoma, do Texas e do Arizona, aproximar-se do Golden State causava ansiedade e terror. As divisas com a Califórnia foram todas fechadas com barricadas. Além disso, eram guardadas por homens fortemente armados, a maioria arregimentadas nos saloons de pior reputação ao longo da Route 66.
“Bem-vindo à Califórnia” foi uma placa que me tocou fundo. Estava na terra do “Luz! Câmera! Ação!”. Na terra do “Vire à esquerda no sinal vermelho”. Lugar interessante aquele. Último estado que percorreria na minha viagem ao longo de milhares de quilômetros. Eu estava prestes a descobrir por mim mesmo o ponto onde os espanhóis desembarcaram quando vieram expandir o seu Império no Novo Mundo.
Em 1540, Antonio de Mendoza, primeiro vice-rei da Nova Espanha (hoje o México), patrocinou um programa ambicioso de conquista e reconhecimento, que incluiu a expedição de Francisco Coronado para o atual Sudoeste dos EUA, a exploração do golfo da Califórnia por Hernando de Alarcón e a viagem ao longo da costa pelo navegador Juan Rodriguez Cabrillo. Este deixou a costa oeste do México em junho de 1542 e chegou em San Diego em setembro. Alguns meses mais tarde, o comandante morreu de um ferimento numa pequena ilha batizada de San Miguel, no arquipélago de Santa Bárbara.
A província da Califórnia não se envolveu diretamente na luta do México pela independência da Espanha, mas desde o inicio, em 1822, os californianos declararam-se aliados do México. Naquela época, era uma terra dedicada à criação de animais e com pouca agricultura. Este foi um período romântico da história daquele povo. Sob o comando do México, a província participou apenas de pequenas revoltas aqui e ali, a maioria sem derramamento de sangue. Elas tiveram pouco efeito sobre a vida tranquila dos californianos.
Quando a guerra acabou, o México cedeu o seu território para anexação dos EUA. Em 24 de janeiro de 1848, dez dias antes da assinatura do tratado de paz com o México, James Marshall descobriu ouro na região. Daí em diante, ocorreu um dos maiores movimentos migratórios conhecidos no mundo, a Corrida do Ouro. Por terra e por mar, os aventureiros chegavam aos milhares. Em 1852, a população local havia subido para 250 mil pioneiros.
Até aproximadamente 1870, o perfil do estado permaneceu inalterado. Mas, nessa época, uma seca rigorosa tornou a atividade pecuária pouco lucrativa. Com o fim do período de estiagem, a população partiu para uma agricultura mais diversificada. As estradas de ferro e o telégrafo chegaram, criando canais de comunicação permanentes com o resto do país. O desenvolvimento foi grande até a Depressão. Mas como a Califórnia tinha tradição democrata e apoiara o plano do presidente Franklin Roosevelt, o New Deal, isso serviu para aliviar as tensões criadas com a migração em massa de famílias vítimas do Dust Bowl. Depois da Segunda Guerra Mundial, a Califórnia começou uma nova era, transformando-se aos poucos num estado industrial. Enquanto o ar nas grandes cidades ficava praticamente irrespirável, o Golden State tornava-se o mais importante centro econômico do país.
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