Amarillo é o termo em espanhol para amarelo. A cidade foi fundada em 1887 por Henru Sanborn, perto do lago Amarillo, que tem esse nome devido à cor amarelada das suas margens e às muitas flores desta cor que cresciam nas redondezas. Sanborn havia denominado o local originalmente de Oneida, mas mudou-o quando concorreu às eleições legislativas estaduais. Inicialmente, existiam ali muitos búfalos, que ocupavam a região conhecida como Panhandle, o cabo da panela. Região vasta e hostil, habitada por índios, era tida como inabitável e inútil pelos pioneiros brancos.
No entanto, com a descoberta da eficácia do uso dos ossos de búfalo como fertilizante, criou-se um negócio lucrativo, que começou a atrair personagens ricos e famosos. A cidade transformou-se rapidamente num centro de cowboys e o gado tornou-se a principal atividade. Não é à toa que o Texas é tido como a capital mundial dos rodeios e a terra de origem deste homem chamado cowboy.
Amarillo foi um grande entreposto comercial de gado, produtos agrícolas, petróleo e gás, transformando-se na mais importante localidade da região. No seu subsolo, está uma das maiores reservas do gás hélio do mundo. Foi precisa mente lá, ainda, que o arame farpado foi inventado e patenteado por J. F. Gilden, conforme pude constatar no museu em McLean. Ele e Sanborn foram os primeiros a utilizar o novo produto para cercar seu rancho, impedindo assim que o gado se dispersasse durante o inverno.
Hoje, Amarillo tem mais de 157 mil habitantes, e para quem gosta de história, tem muito a oferecer. O American Quarter Horse Heritage Center é um bom programa e a melhor justificativa para a sua existência está sintetizada nas palavras de um certo John Trotwood Moore: “Não importa onde os homens deixaram suas pegadas no longo caminho entre o barbarismo e a civilização; sempre vamos encontrar as marcas das ferraduras dos cavalos ao lado.”
O quarter horse, conhecido como “quarto de milha”, era a raça de cavalo preferida para montaria pelos cowboys. Filmes, interativos, exposições e tudo o que possa se referir à história destes animais e a sua utilidade para o progresso da região estão nesse museu. Uma das coisas que me pareceu mais interessante ali foi a reprodução daqueles portões de largada, onde cavalos e jóqueis aguardam o início das corridas. É possível sentar no lombo de um cavalo de brinquedo e conferir o ponto de vista.
Os dois elementos mais presentes na vida do rancheiro do Velho Oeste eram o cavalo e o gado. Assim, ainda hoje um dos eventos mais famosos de Amarillo é o leilão agropecuário, o maior de todo o Texas, que chega a vender acima de trezentas mil cabeças de gado por ano. É realizado numa praça pública e vale a pena acompanhá-lo. Resolvi, prosseguindo em minhas descobertas, ir até o bairro de San Jacinto, que surgiu como um subúrbio ao qual se chegava de bonde. Com o advento do automóvel, um centro comercial cresceu à beira da Route 66, ou 6th Street, como é ali chamada. Os prédios ao redor colecionam uma série de pequenas lembranças a respeito da estrada.
Embora esteja rodeada pela moderna Amarillo essa área da cidade conserva o charme dos lugarejos ao longo da velha rodovia São apenas dez quarteirões, mas que me levaram ao passado. Não resisti e tomei um ice cream soda, e comi um hambúrguer numa aconchegante delicatessen. A cidade teve também uma piscina pública, the Amarillo Natatorium, em forma de cavalo, mas a tentativa de reproduzir a tradição dos banhos romanos não foi bem-sucedida.
O “Nat”, como é chamado pelos locais, reabriu em 1926, mesmo ano em que a Route 66 nasceu, mas então transformado num concorrido salão de bailes. Por ele passaram todas as melhores bandas dos anos 30 e 40, Paul Whiteman, Count Basie, Louis Armstrong, Bennie Goodman e Harry James. Na década de 1950, a Route 66 teve seu traçado alterado. Saiu da 6th Street e foi para o Amarillo Boulevard. Ali encontram-se os melhores locais para hospedagem, com motéis bons e de preço razoável.
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