Resolvi conhecer o jardim do Túmulo. Cercado por grandes árvores, este dava a sensação de um espaço amplo e arejado. Tudo era muito bem cuidado, com bancos estrategicamente espalhados e locais específicos para orações ou reflexões pessoais. A atmosfera era de paz e grande tranquilidade. No tempo de Jesus, talvez tenha sido um jardim de oliveiras.
Fui até a gruta que os protestantes e evangélicos acreditam ser o verdadeiro túmulo de Jesus. Do lado esquerdo de quem entra, havia uma sepultura encravada na rocha, de técnica típica do século I. O lugar foi descoberto em 1857, mas as escavações arqueológicas só começaram em 1891.
De acordo com diversas passagens do Novo Testamento, assemelha-se à cripta onde teria sido enterrado José de Arimatéia, dono da propriedade onde Jesus foi sepultado: “…Havia um jardim, no lugar onde ele fora crucificado e, no jardim, um sepulcro novo, no qual ninguém ainda fora colocado. Ali, então, por causa da preparação dos judeus e porque o sepulcro estava perto, eles depositaram Jesus…” (Lucas 23:53).
A controvérsia é enorme, porque o fato de ter sido descoberto um sepulcro ali não chega a surpreender. Tudo indica que aquela área tenha sido um grande cemitério de Jerusalém. Por outro lado, a gruta fica próxima a onde era realizada as execuções antigamente e, além disso, situa-se sobre um jardim onde há um vinhedo. Consta que os arqueólogos encontraram sepulcros do século I a. C.
Saí e fui passear pelo jardim. Pude, então, observar que na rocha da colina do Crânio existiam duas profundas reentrâncias com a aparência de órbitas oculares e, mais embaixo, outras que se assemelhavam a um nariz e uma boca. Sem dúvida, lembrava em muito um crânio humano. Por esta razão, em 1883 o general britânico Charles George Gordon supôs que seria ali o Gólgota ou Calvário. Para os protestantes e evangélicos, o local fora das muralhas de Jerusalém, ao norte do portão Damasco, seria o da crucificação e da ressurreição de Jesus.
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