Chicago, ponto inicial da Route 66, é uma cidade impressionante. Não exatamente pelos sete milhões de habitantes de sua área metropolitana, mas sim pela exuberante riqueza e imponência de sua invenção mais famosa, os arranha-céus: envidraçados, de concreto, dourados, azuis, cinzas, de todas as cores, alturas e materiais.
Não é à toa que é considerada a capital da arquitetura americana. Seu nome originou-se de “Chicagou”, que era como os índios a chamavam, e ficou famosa no mundo inteiro na década de 1920, uma fase delicada em que a contravenção e o crime organizado alarmavam o país. Mas, mesmo nesta época, sua taxa de crescimento permaneceu inabalável, tanto que até hoje é uma cidade de índices populacionais fortes.
Embora tenha ficado insone, a noite no trem foi bastante confortável, o que me desobrigou de ter que dormir de dia quando cheguei. Assim, deixei minhas coisas no albergue e fui caminhar pela cidade. Aqui, cabe uma advertência: quem espera dos albergues americanos ambiente semelhante ao de um dormitório de universidade cheio de jovens e estudantes de todas as partes do mundo, pode se decepcionar. Ao contrário dos europeus, eles hospedam pessoas de todas as idades.
Quando a ferrovia chegou à cidade, dizia-se que os comerciantes locais sofreriam concorrência desleal. Ao contrário, acabamos nos tornando o centro da malha ferroviária do país — disse orgulhoso o homem, que vim a descobrir, minutos mais tarde, ser articulista de negócios do jornal que eu tinha na mão.
A economia diversificada, segundo ele, torna a cidade muito estável. Eu não tinha idéia disso: ao redor da área metropolitana, existem pelo menos 12 mil empresas, o que faz de Chicago a primeira cidade dos EUA no fabrico de comida congelada e enlatada, produtos metálicos, maquinária, instrumentos musicais, telefones, equipamentos domésticos e doces. O estado de Illinois fabrica noventa e cinco por cento dos mais de dezoito mil tipos de produtos industrializados pelo homem.
Existem em Chicago pelo menos 58 instituições de ensino superior e um centro médico de dar inveja a qualquer outro no país. Por fim, disse-me que era também a cidade das igrejas. Os moradores podiam escolher entre cerca de 2.700 templos religiosos. Assim que ele fez uma pausa na manifestação de bairrismo e orgulho municipal mais bem fundamentada que já ouvi, pude saber como ele tinha tantas informações de cabeça. Logo depois, pediu-me desculpas, agradeceu-me por ter cedido um espaço para ele e saiu correndo para iniciar seu trabalho em mais uma edição do Chicago Tribune.
Apesar da temperatura baixa, o dia estava bonito e isso me animou a conhecer de perto o lago Michigan. Resolvi dar uma volta de barco e conferir o skyline da “cidade dos arranha-céus”. É realmente uma experiência inesquecível. Entendi pela primeira vez aquela expressão que tantas vezes vi nos mapas dos EUA: “região dos grandes lagos”. O Michigan não é um lago. É um mar. De uma margem, é impossível ver a outra.
Chicago parecia inesgotável em atrativos, mas era hora de seguir viagem. Meu primeiro contato com a Route 66 aconteceu, enfim. A estrada começa ao lado do lago Michigan, entre o Jackson Boulevard e a elegante Michigan Avenue, a apenas alguns quarteirões ao norte, onde se inicia atualmente a Interstate 55 (I-55) para a 90 e 94. A I-55 é a rodovia que corre mais tempo paralelamente ao traçado original da Route 66, no estado de Illinois.
Como viria a constatar depois, pouco restou desse traçado original em Illinois. O ponto de partida da Route situa-se num local bem pouco turístico: uma região próxima à estrada de ferro, cheia de carros abandonados e prédios caindo aos pedaços. Um cenário ideal para se filmar uma daquelas histórias de contrabandistas da época da Lei Seca. Ali, disse adeus a Chicago, peguei uma carona e botei o pé na estrada. Minha aventura realmente começara.
Cidade na Route 66 no estado de Illinois
Estados que fazem parte da Route 66
Países nas Américas
Argentina | Bolívia | Chile | Curaçao | Estados Unidos | Peru | Uruguai
Leia mais
Como esta atualmente o percurso da Route 66
Meu contato de primeiro grau com a histórica 66
A Route 66 representou o nascimento dos postos de gasolina
A cidade de Lincoln em Illinois
Um caminhoneiro com história para contar da estrada
Uma carona na caminhonete de Stanley
10 Atrações imperdíveis na Route 66
Distância das Principais Cidades da Route 66
Temperatura nos EUA para percorrer a Route 66
Aprendi com ela a perseguir a minha própria rota
A estrada fundada por empreendedores visionários
Aqui surgiu camping, drive-thru e postos de gasolina
Como surgiu a música“Get your kicks on Route 66”
Em propaganda e marketing a Route 66 foi pioneira
Foi a responsável pelo hábito de viajar de carro
Por que é conhecida por mother road
Relações íntimas entre a mother road e o cinema
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Route 66- Planejamento Estratégico
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
É bom conferir se está tudo ok com o veículo
Evite carregar um monte de coisas desnecessárias
Em Orlando, os outlets são tão importantes quanto a Disney!
De hora em hora, pare o automóvel e desça com o cão
Crie uma wish list com destinos que você quer visitar
Seguindo recomendações é possível tornar a viagem inesquecível
Na maioria dos destinos há opções para todos os bolsos