Oklahoma serviu de berço para a ideia da Route 66, pois Cyrus Avery era um cidadão de Tulsa, onde “a grande estrada diagonal” começou a ser bolada. Avery sabia da necessidade quase desesperada, na área rural americana, de bons caminhos e foi o primeiro a perceber o impacto positivo que uma rodovia poderia ter sobre a região sudoeste.
Entre 1905 e 1913, Charles Glidden, um aficionado por automóveis, juntou-se à American Automobile Association, a fim de promover a idéia de usar-se o carro como meio de transporte para o turismo. Consequentemente, passou a defender a prioridade na construção de estradas melhores. Antes das rodovias nacionais, surgiram as locais, chamadas de trails. Cy Avery foi um dos que se engajaram na criação da Ozark Trail.
Em meados da década de 1920, estimava-se a existência de pelo menos 250 trilhas marcadas nos EUA. No entanto, a uniformidade era precária e o viajante costumava se deparar com mapas confusos e diferentes maneiras de identificar uma rota qualquer.
Se a construção de rodovias tornou-se uma questão política de interesse nacional, em Oklahoma ela adquiria contornos cruciais. O estado mal completara vinte anos de existência. Não havia desenvolvido um complexo de trilhas, abertas por pioneiros, ou um sistema de vias para tráfego de carruagens, ou mesmo estradas de ferro, como as que cortavam o resto do país. As poucas ruas eram malfeitas, inadequadas e mal-conservadas.
Avery e seus aliados queriam que a estrada ostentasse o número 60. Mas, delegados do Kentucky e da Virgínia colocaram-se contra. O argumento básico era de que o departamento nacional havia designado que todas as rodovias deveriam ir de norte a sul e de leste a oeste.
A Route 66 tinha como uma das extremidades o oeste (Los Angeles) e como outra, o norte (Chicago). Já naquela época, havia a intenção de se fazer uma estrada de Los Angeles até Springfield, no Missouri, e dali até Newport News, na Virgínia. Só que não se levou em consideração que Chicago e Los Angeles eram duas regiões com muito tráfego.
De acordo com os defensores do traçado, nenhuma outra rota transcontinental teria igual importância. Foi proposto, então, que o trajeto até a Virgínia fosse nomeado US Highway 60 e o trecho de Springfield até Chicago recebesse a designação de US Highway 60-North. A ideia foi repudiada com veemência por Avery. Para ele, 60-North (60-Norte) dava a falsa impressão de ser a estrada regional e não uma rodovia de dimensões nacionais.
Avery e seus aliados chegaram a começar a implantar placas indicativas com o número 60. Pieppmeier, um dos que lutavam do lado do “pai da rota”, queria um número que tivesse o zero à direita. “Nós havíamos combinado que todas as grandes estradas teriam números terminados em zero e esta é uma grande estrada”, escreveu ele. “Não podemos perder o número 60.” A briga dos números foi cada vez mais longe e envolveu até congressistas.
Outras hipóteses aventadas foram a de nomear o trecho do Missouri à Virgínia de 60-South, ou a rota de Avery, de 62. Nenhuma delas resultou em acordo. Pieppmeier voltou a escrever para Avery dizendo que aceitaria as seguintes designações: 60, 62 ou 66 “e nada mais”. “Eles que nomeiem a outra estrada do jeito que quiserem.”
A proposta foi levada adiante e em julho ficou decidido que a estrada de Chicago a Los Angeles levaria o número de 66 e a do Missouri à Virgínia, 60. Em agosto, a decisão foi ratificada pelo comitê executivo da associação de rodovias.
Em 11 de novembro de 1926, o secretário da Agricultura assinou a lei; dali em diante, a estrada seria oficialmente chamada US Highway 66. Pode parecer estranho uma briga tão intensa por algo aparentemente sem importância, como a escolha de um número. Mas não era tão óbvio assim.
Foi exatamente nesta época que se decidiu uniformizar o sistema no país. Os estados tinham muitas roads, com nomes particulares, sem qualquer relação uns com os outros. Isso dificultava a locomoção. Quando se, decidiu por um sistema nacional de rodovias, devido à pressão de Cyrus Avery e companhia, ficou combinado que as estradas teriam a mesma denominação em todos os estados por que passassem. Foram os precursores da Route 66 que tiveram a ideia de numerá-las. Até nisso ela foi pioneira.
Estados que fazem parte da Route 66
Países nas Américas
Argentina | Bolívia | Chile | Curaçao | Estados Unidos | Peru | Uruguai
Leia mais
A estrada fundada por empreendedores visionários
Aqui surgiu camping, drive-thru e postos de gasolina
Como surgiu a música“Get your kicks on Route 66”
Em propaganda e marketing a Route 66 foi pioneira
Foi a responsável pelo hábito de viajar de carro
Um viajante comporta-se como um empreendedor
Por que é conhecida por mother road
Relações íntimas entre a mother road e o cinema
Aprendi com ela a perseguir a minha própria rota
10 Atrações imperdíveis na Route 66
Distância das Principais Cidades da Route 66
Temperatura nos EUA para percorrer a Route 66
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Route 66- Planejamento Estratégico
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Quanto mais você gasta, mais pontos são acumulados
Um mapa detalhado pode ser útil quando você for viajar de carro
Quanto mais viajo, menos roupa preciso
O Boston CityPASS dá acesso a uma série de atrações com tarifas econômicas
A megalópole Chicago esconde um verdadeiro paraíso para os cães!
Aprenda com as pessoas muito mais do que os pontos turísticos!
Planejar uma viagem por conta própria depende de diversos fatores
Nunca deixaria de viajar por falta de companhia
Tenha o seu smartphone em mãos com WhatsApp
Tome cuidado com os lugares à noite
Seja flexível ao escolher o destino
Seja um viajante independente e pesquise muito
O difícil é identificar o que é importante na hora de arrumar a mala