Já no barco, erámos 14 pessoas, a maioria casais. Em seguida, fomos nos afastando da orla e entrando no mar da Galiléia. As gaivotas nos acompanhavam, como se abençoassem o pequeno cruzeiro, e o sol estava lindo.
O mar da Galiléia tem treze quilômetros de largura e cerca de vinte de comprimento. Seu nome em hebraico é Kinneret, que significa “harpa”, referindo-se ao formato de sua costa.
A água tinha uma coloração verde-escura, diferente. Testemunha de inúmeros milagres de Jesus, quantas confissões e reflexões não compartilhou com o Filho de Deus?: “Levantou-se então no mar uma tempestade tão violenta, que as ondas cobriam a barca; entretanto, Jesus dormia. Aproximando-se dele, os discípulos despertaram-no, dizendo-lhe: ‘Senhor, salva-nos que pereceremos.’ Disse-lhes Ele: ‘Por que temeis, homens de pouca fé?’ Então, levantando-se, falou imperiosamente aos ventos e ao mar, e sobreveio uma grande calma” (Mateus, 8:24-26). Uma paz serena tocou os passageiros. Cada um permanecia em seu canto, em silêncio.
As ondas lambiam o barco suavemente. O vento ameno refrescava os sorrisos estampados nos rostos iluminados. Todos ali, independente de origem ou cultura, estavam realizando um sonho. Navegar por aquelas águas era um evento especial. Sol, montanha e mar formavam uma trilogia perfeita para reconstituir no íntimo a história bíblica.
Meu coração acelerava sem uma razão específica. Ou, quem sabe, com todas as razões do mundo. Contentava-me com a explicação de que estava vivenciando um momento de alegria em estado puro. Na ponta da proa, me sentia livre e capaz de realizar tudo o que desejo. Tinha vontade de rir e de chorar, mas não sabia o que fazer primeiro. As gaivotas continuavam a dar rasantes perto da embarcação, como se nos indicassem o caminho. Que caminho? Imaginei suas ancestrais sobrevoando os barcos dos discípulos de Jesus. Em meio a tanta euforia, abri o caderno para registrar as sensações. Algumas pessoas me olharam inquiridoras, como se não entendessem o que fazia. Mas eu apenas me divertia comigo.
Quarenta minutos depois, voltara a terra firme. Resolvi seguir caminhando pela orla, não tirava os olhos do mar da Galiléia. Seu poder hipnótico me lembrava a todo instante que Jesus recrutara boa parte dos seus seguidores naquela região. No dia em que ele partiu de Nazaré para Cafarnaum, dera ali o passo decisivo para instituir sua doutrina: “E, tendo Jesus ouvido que João fora preso, retirou-se para a Galiléia. E, deixada a cidade de Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zabulão e Neftali” (Mateus 4:12-13). “E, passando ao longo do mar da Galiléia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar. E disse-lhes Jesus: ‘Segui-me, e eu os farei pescadores de homens’” (Marcos 1:16-17).
Cidade em Israel
País no Oriente Médio
Leia mais
No monte das Beatitudes, Jesus proferiu o Sermão da Montanha
Meu batismo no rio Jordão, onde Jesus foi batizado
Em Tagba, Jesus operou o milagre da multiplicação dos pães
Em Cafarnaum Jesus operou diversos milagres
Conhecendo a cultura dos beduínos
Entendendo mais sobre a arca de Noé e dilúvio
Quem eram os autores dos evangelhos?
Por que os romanos eliminaram Jesus de forma tão sumária
O significado das palavras Bíblia e Jesus
Motivação para viajar pela Terra Santa
Jesus era alegre? Sentia medo?
Faça uma viagem econômica na Terra Santa
Como comprovar a autenticidade dos lugares sagrados?
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Os hostels são os meios mais baratos de hospedagem
Faça exercícios para diminuir o desconforto
Viajar com bebê é sempre complicado e exige bastante planejamento
Cuide de seu cartão de crédito no exterior
Procure além da rota Estados Unidos- Inglaterra
Evite peças volumosas e que amassem
Viajar por conta própria dá liberdade, autonomia e até economia
Foi assim que encontrei locais incríveis pelo mundo para dormir
A sensação de liberdade é um dos pontos altos
Sempre têm muitas outras pessoas fazendo o mesmo
Será um momento perfeito para fazer reflexões
Para jovens de todas as idades!
Quanto mais você gasta, mais pontos são acumulados
Alguns cuidados na Terra Santa
Você sabe de que Jesus morreu?