No albergue, tomei um café da manhã reforçado, pois iria dispender muita energia. Saí bem cedo, rumo ao Centro. Logo consegui um táxi especial que fazia o percurso desejado com frequência. O motorista foi me informando sobre a região:
— Este mar é também chamado nos evangelhos de Genesaré, nome de uma cidade cananita próxima. É conhecido, ainda, como lago ou mar de Tiberíades, em referência à cidade fundada por Herodes Antipas, que a batizou desse modo para homenagear o imperador romano Tibério.
Íamos ao longo das margens do mar da Galiléia pela rota 90, santuário vivo de Jesus, em direção ao norte. No trajeto, não cruzamos com nenhum carro. Na subida para o monte das Beatitudes, a estrada se estreitou. Eram nove da manhã e o tempo estava agradável, embora o sol não tenha dado o ar de sua graça.
O monte voltava-se para a costa oeste do mar da Galiléia, sendo mencionado como o lugar onde Jesus escolheu os 12 apóstolos. Fiquei no portão principal e, depois de atravessá-lo e caminhar uns vinte metros, pude observar como os jardins eram bem cuidados. À esquerda, havia um pensionato; uma placa ao lado de uns degraus dizia, em estado de exaltação: “Quem, meu Jesus, faz feliz tanto assim! Minha alma canta e jubila, sem fim. Jesus, eterna alegria. Já hoje os céus Tu fazes descer, sempre que alguém se arrepender, Jesus eterna alegria!”
Retornei e segui à direita em direção à igreja das Beatitudes, no alto do monte. Tinha formato octogonal e era rodeada por uma galeria sustentada por colunas; assinalava o local onde teria sido feito o famoso sermão.
De lá, tinha-se uma bela vista panorâmica do mar da Galiléia. Desci sete degraus de uma escada, andei uns dois metros e desci outro lance igual. Havia apenas duas freiras circulando pelos jardins. Entrei calmamente na igreja e me dirigi ao altar-mor. A cúpula era ornamentada com oito vitrais, cada um com uma passagem das oito Beatitudes escritas em latim com letras vermelhas, como as disse Jesus, no Sermão da Montanha: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de Justiça, porque eles serão fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão a misericórdia. Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:3-10).
Cidade em Israel
País no Oriente Médio
Leia mais
Meu batismo no rio Jordão, onde Jesus foi batizado
Em Tagba, Jesus operou o milagre da multiplicação dos pães
Em Cafarnaum Jesus operou diversos milagres
Um passeio de barco pelo Mar da Galileia
Conhecendo a cultura dos beduínos
Entendendo mais sobre a arca de Noé e dilúvio
Motivação para viajar pela Terra Santa
Jesus era alegre? Sentia medo?
Faça uma viagem econômica na Terra Santa
Como comprovar a autenticidade dos lugares sagrados?
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Nazaré – Os Dez Mandamentos da Liderança
Viagem de incentivo- Terra Santa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Economizar vai ajudar muito a realizar o sonho da viagem
Faça amigos na cozinha e divirta-se muito!
Escolha um carro confiável e que seja confortável
Não esqueça que viajar é divertimento
Procure as menores taxas ao desembarcar
Comidas exóticas e gestos: a ‘viagem’ dentro da viagem!
Caso decida ficar mais tempo no local
No começo é muito difícil viajar sozinha
Faça a sua viagem, não a dos outros
Fique atento constantemente na sua viagem
É melhor ficar precavido ao hospedar-se num hotel
Tenha disposição para resolver o problema e aproveitar a viagem
Alguns cuidados na Terra Santa
Quem eram os autores dos evangelhos?
Por que os romanos eliminaram Jesus de forma tão sumária
Você sabe de que Jesus morreu?