Logo que cheguei a Belém conheci um garoto palestino chamado Mohamed que foi meu companheiro por 3 dias. Mostrou-me a cidade, ajudou-me a encontrar um lugar para dormir, levou-me para dentro de sua casa e apresentou seus 10 irmãos mais novos. Mohamed não estudava, trabalhava para sustentar a família.
A noite havia uma arvore de Natal no canto da praça, Mohamed dormia dentro. Ele era responsável por controlar os outros garotos de rua. Durante o dia ele se vestia de Papai Noel para entreter os turistas.
Na noite de Natal, fui á missa do Galo. Mohamed não pode entrar por ser mulçumano. Tentei de todas as formas, mas não consegui. Ao sair, fizemos uma fogueira ao lado da praça e compartilhei frango e pão que havia comprado. Demos risadas, conversamos e observávamos as pessoas sorridentes.
Assim foi minha noite de Natal na Terra Santa. Pela primeira vez, apreendera o verdadeiro significado do Natal. Independente do aspecto religioso, esta festa é uma oportunidade de afirmar-se a importância das pessoas queridas em nossas vidas, bem como de renovar valores como amizade, solidariedade, tolerância, humildade, e amor aos que nos cercam e ao ser humano em geral.
Nunca entendera antes com tanta força a simbologia da árvore de Natal e sua mensagem de paz. E aquela grande árvore na praça de Belém parecia catalisar os bons fluidos de todas as suas congêneres armadas pelo mundo afora, em milhões de lares. É este o espírito de Natal. Mais do que uma ocasião de se presentear alguém, como quase sugere o bombardeio de propagandas comerciais, é um momento de reflexão, centrado na comemoração do nascimento de um líder até hoje inigualável, que na certa gostaria de ver seus ensinamentos ultrapassarem a barreira de um dia, para se incorporarem ao cotidiano de cada um.
Ao ver Mohamed na praça encarnando Papai Noel, percebi o porquê da criação dessa figura tão característica. O autêntico espírito desse ser mágico existe e vive no coração e nas mentes daqueles que se realizam na alegria proporcionada pelo ato de dar algo ao próximo. Ele representa a capacidade de doar e não de receber. Assim, Papai Noel só continuará a ser uma realidade se o mantivermos vivos. De igual modo, Jesus — homem, líder ou filho de Deus — é uma realidade e cabe a nós mantê-lo vivo, perpetuando o seu exemplo em todos os sentidos. Ele foi o grande “profeta” da necessidade do amor ao próximo como meio de se alcançar uma vida plena e um mundo melhor.
No dia seguinte, juntos choramos a dor da despedida. Ambos crescêramos naqueles dias, cada um a seu modo. Na verdade, com Mohamed fui mais aprendiz do que professor. Passei-lhe o que pude das experiências de viagens. Ele, porém, serviu-me de anjo da guarda, além de me revelar um universo de sabedoria.
Depois de conhecê-lo, minha alma tornou-se maior do que o corpo e tive de quebrar a casca do casulo. Criei asas para voar mais alto. Curiosamente, aquele jovem palestino muçulmano foi o mais completo exemplo vivo da prática de inúmeros preceitos cristãos que encontrei na cidade natal de Jesus. Pedi a Deus que iluminasse o seu caminho e o de outros Mohameds espalhados pelo mundo.
Cidade em Israel
País no Oriente Médio
Leia mais
O vinte e cinco de dezembro como dia de Natal
O local assinalado como o do nascimento de Jesus
Nos arredores de Belém muita história para contar
Na gruta do Leite, Maria ficou escondida com Jesus e José
Local onde São Jerônimo fez uma das traduções da Bíblia
Chegando a Belém e fazendo um amigo
A fortaleza de Herodes é foi construída no ano vinte antes de Cristo
A basílica da Natividade onde Jesus nasceu
Um segredo bíblico compartilhado pelo anjo Mohamed
Quem eram os autores dos evangelhos?
Por que os romanos eliminaram Jesus de forma tão sumária?
O significado das palavras Bíblia e Jesus
Motivação para viajar pela Terra Santa
Jesus era alegre? Sentia medo?
Faça uma viagem econômica na Terra Santa
Como comprovar a autenticidade dos lugares sagrados?
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Nazaré – Os Dez Mandamentos da Liderança
Viagem de incentivo- Terra Santa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Os hostels são os meios mais baratos de hospedagem
Faça exercícios para diminuir o desconforto
Viajar com bebê é sempre complicado e exige bastante planejamento
Cuide de seu cartão de crédito no exterior
Evite peças volumosas e que amassem
Viajar por conta própria dá liberdade, autonomia e até economia
Foi assim que encontrei locais incríveis pelo mundo para dormir
A sensação de liberdade é um dos pontos altos
Sempre têm muitas outras pessoas fazendo o mesmo
Será um momento perfeito para fazer reflexões
Para jovens de todas as idades!
Quanto mais você gasta, mais pontos são acumulados
Alguns cuidados na Terra Santa
Você sabe de que Jesus morreu?