Saindo de Springfield, parei primeiro em Halltown, com uma população na marca impressionante de 170 habitantes. Se o carro estiver a uma velocidade maior que, digamos, oitenta quilômetros por hora, ela vai passar despercebida. Mas é melhor não cair nesta tentação, sobretudo quem curte antiguidades. É um bom local para se conseguir boas pechinchas.
Depois, alcancei Carthage, fundada em 1842 e assim chamada em homenagem ao centro comercial que existiu no norte da África (Cartago). Em 1864, as guerrilhas pré-guerra civil provocaram um incêndio que destruiu quase todas as casas e o tribunal. A tragédia foi um dos desastres causados pela Batalha de Carthage, em 5 de julho de 1861, quando mil e cem voluntários do Missouri, do lado da União, combateram quatro mil soldados do estado do Missouri, os confederados, acompanhados de dois mil recrutas desarmados.
A cidade ficou famosa também por duas personagens femininas: Belle Starr (1848-89) e Annie Baxter. A primeira, neé Myra Belle Shirley, lutou durante a guerra civil, como informante dos movimentos das tropas federais para as guerrilhas dos confederados sulistas. Era uma espécie de Jesse James de saias, excelente atiradora, e integrou o bando de Quantrill. Teve seu irmão morto durante uma das dezenas de pequenas batalhas das guerrilhas que antecederam a Guerra de Secessão. Tomou o lugar dele e ficou famosa.
Foi morta por um fora-da-lei no rancho de seu segundo marido, Sam Starr. A fama da outra deve-se igualmente ao fato de ser uma lutadora, mas por causa diferente. Annie Baxter foi eleita em 1889 para uma cadeira de representante no Jasper County, mas não permitiram que ela assumisse, porque as mulheres naquele tempo não podiam ter cargos públicos. Ela levou o caso até a Suprema Corte estadual e obteve decisão favorável. Nos tempos áureos da extração de zinco e chumbo, a cidade possuía mais milionários que qualquer outra em todos os EUA. Cada um de seus 11 mil habitantes sabe esta história de cor e é com orgulho que eles mostram as casas em estilo vitoriano bem preservadas, erguidas no século XIX. São o maior símbolo da opulência daqueles tempos.
Resolvi dar uma caminhada e vi-me, de repente, na Town Square. Quem assistiu o filme De volta para o futuro (1985) deve prestar especial atenção a essa praça. Ninguém havia me alertado sobre o local. Mas, quando cheguei lá e olhei para a igreja com o relógio enorme, surgiu-me de pronto a cena da tempestade. Deu até para eu me sentir um pouco o Michael J. Fox, ator que fez o personagem principal. Fiquei pensando se Steven Spielberg ou Robert Zemeckis, respectivamente o produtor e o diretor, não passaram algum dia por aqui e encontraram inspiração.
Eu, particularmente, acredito que qualquer semelhança não terá sido mera coincidência, mesmo que as sequências tenham sido rodadas em estúdio. Aliás, como que para confirmar a aura legendária e mítica que a envolve, a Route 66 encontra-se muitas vezes com o cinema.
Antes de deixar Carthage, encontrei ainda mais uma curiosidade histórica: o 66 Drive-In, que esconde um interessante cemitério de carros americanos. Depois de satisfazer o estômago no Deli & Donut, disse adeus e botei o pé na estrada.
Cidade na Route 66 no estado do Missouri
Estados que fazem parte da Route 66
Países nas Américas
Argentina |
Bolívia |
Chile |
Curaçao |
Estados Unidos |
Peru |
Uruguai
Leia mais
Red’s Giant Hamburg foi pioneira no sistema drive-thru
A McKinley Bridge está em operação há pelo menos oitenta anos
O Mississipi é um irmão gêmeo da Route 66
Meramec Caverns “o tesouro enterrado do Missouri”
O Wagon Wheel Motel reproduz o estilo americano da época
A diversidade natural do Missouri
Nostalgia Gift Shop uma loja de quinquilharias referentes à Route
Nos Ozarks tem-se a impressão parece uma montanha-russa
Camp Joy ajudou muitos viajantes pela estrada mãe
10 Atrações imperdíveis na Route 66
Distância das Principais Cidades da Route 66
Temperatura nos EUA para percorrer a Route 66
Aprendi com ela a perseguir a minha própria rota
A estrada fundada por empreendedores visionários
Aqui surgiu camping, drive-thru e postos de gasolina
Em propaganda e marketing a Route 66 foi pioneira
Foi a responsável pelo hábito de viajar de carro
Por que é conhecida por mother road
Relações íntimas entre a mother road e o cinema
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Route 66- Planejamento Estratégico
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
É bom conferir se está tudo ok com o veículo
Evite carregar um monte de coisas desnecessárias
Em Orlando, os outlets são tão importantes quanto a Disney!
De hora em hora, pare o automóvel e desça com o cão
Crie uma wish list com destinos que você quer visitar
Seguindo recomendações é possível tornar a viagem inesquecível
Na maioria dos destinos há opções para todos os bolsos