Meu objetivo não é escrever aqui um guia para a manutenção satisfatória de um casamento, apenas lembrar a cada um, homem ou mulher, que temos universos e análises de mundo peculiares e que uma convivência sadia deve, antes de tudo, considerar e respeitar estas diferenças.
Muitas das considerações sucintas que fiz agora sobre este tema são inspiradas na visão de Felicidade da minha mãe — Maria Inês Carvalho Motta que com o meu pai Jones Sérgio Motta, encontraram uma formula da Felicidade. Para ela, bom humor, compreensão e amor são os segredos da Felicidade no dia-a-dia familiar. Se o amor não for ensinado em casa, vai ser difícil aprendê-lo em qualquer outro lugar.
Os pequenos conselhos ditados que a gente aprende quando criança são na verdade muito importantes. As falhas que tenho hoje são exatamente as falhas que meus pais tentavam corrigir quando eu era criança. Como eu acho que as dicas que minha mãe sugere são interessantes, aqui vão algumas delas:
Dicas para um bom relacionamento familiar:
— o bom humor deve ser uma constante que ajuda você a desenvolver o otimismo;
— a tolerância é muito importante, principalmente em relação aos filhos que precisam de amor, ternura, dedicação e respeito às suas diferenças interpessoais;
— a compreensão, que deve estar sempre presente nas conversas e nas atitudes, é uma grande aliada na luta contra o egoísmo;
— a coragem de falar abertamente sobre todos os problemas ajuda o bom relacionamento familiar;
— A conduta do casal deve ser pautada pela lembrança de que os filhos refletem o comportamento dos pais.
Junto a estas dicas encare a sua família como um universo. Lembre-se de que se você trabalha e ganha dinheiro para viver bem e a sua motivação mais imediata é a sua família. Não se preocupe por não poder dar a seus filhos o melhor de tudo. Dê a eles o seu melhor. Viva de forma que, quando seus filhos pensarem em justiça, carinho e integridade, pensem em você. Quanto mais uma criança se sente valorizada, melhores serão os seus valores. Procure estimar os filhos pelo que são, não pelo que se quer que eles sejam. Mostre a seus familiares o quanto você os ama.
Já dizia Henri de Régnier “o amor é eterno enquanto dura”. E é verdade. Não conhecemos o futuro e nossa condição humana nos espera com a possibilidade da morte garantida, seja em 50 anos, 50 meses, 50 dias, 50 horas ou 50 minutos. Por isto você deve aproveitar e viver intensamente esse amor a cada dia. Procuramos nos defender para a seguinte situação “e se ele (a) me largar” “e se ele (a) terminar”, ou seja, formamos bloqueios mentais, e essa atitude aparentemente consciente proporciona mecanismos que inibi a felicidade, pois vivenciamos um mundo imaginário e irreal onde 90% dos cenários nunca acontecem e como sofremos por isso!
Se tiver que terminar um relacionamento, levante a cabeça, pois nada é eterno. Viva intensamente aqueles momentos da melhor maneira em busca a felicidade daquele momento. Lamentar por ontem e temer pelo amanhã são ladrões gêmeos que nos privam do momento presente. “Amar é admirar com o coração. Admirar é amar com o cérebro”, dizia Théophile Gautier.
O amor é um grande investimento. Não importa a quem você o dê, ele rende enormes dividendos.
Por que você não diz hoje para a pessoa que está ao seu lado que a ama muito? Nunca desperdice uma oportunidade de dizer a uma pessoa que você a ama. Procure se educar e dizer isto pelo menos uma vez por semana ou por mês, em alguma data especial. Esta atitude não só irá ajudar no seu percurso nesta vida em busca da Felicidade, mas ainda fará bem a você, que irá aproveitar as consequências dessa demonstração de amor.
Quanto à morte, deixe de encará-la como uma afronta à sua vontade pessoal. É claro que todos iremos morrer. A medida de nosso egoísmo vê a morte como uma ameaça constante. Quantos de nós já não ouvimos: “se eu morrer…”. Como a morte não é uma ameaça, mas uma realidade, devemos estar preparados para quando o momento chegar.
Há um provérbio chinês atribuído a Confúcio que diz: “No dia em que você nasceu, todos riam, só você chorava. Conduz a sua vida de tal forma que, no dia de sua morte, todos chorem e só você sorria”. A Evolução Consciente é um caminho para que você se aprimore e consiga deixar marcas indeléveis nos corações das pessoas com as quais convive.
Os dias são longos, mas a vida é curta
Reavalie a sua posição face à morte dos outros e não permita que o seu autoritarismo discricionário enfrente a lei natural teimando em não aceitar o que não tem remédio. Evite o sofrimento desnecessário e entenda que o que faz com que você sofra pela morte de alguém são duas coisas: a sua vontade pessoal de continuar convivendo indefinidamente com aquela pessoa e a lembrança que todo o velório trás: eu também irei morrer. O medo que você sente é de ter que trabalhar uma perda, mas isto é inevitável, pois por mais feliz que uma pessoa seja, jamais conseguirá evitar o sofrimento humano, enquanto ele for necessário para evoluírmos.
Já dizia Samuel Smiles “É energia — cujo elemento central é a vontade — que produz o milagre que é o entusiasmo em todas as idades. Em qualquer lugar ela é o que se chama força de caráter e é o poder que sustenta todas as grandes situações”. Por tudo isto, viva intensamente. Ponha alegria em tudo o que você faz. Transmita amor e fé na vida. Contagie os outros com seu entusiasmo de viver. Espalhe a Felicidade Produtiva pelo mundo.
Aquele que conhecer o valor de estar vivo no sorriso de seu semelhante, estará abrindo a porta de sua felicidade
Países na Europa
Alemanha | Áustria | Bélgica | Dinamarca | Escócia | Espanha | Finlândia | França | Grécia | Holanda | Hungria | Inglaterra | Irlanda | Irlanda do norte | Itália | Luxemburgo | Noruega | País de Gales | Polônia | Portugal | Principado de Mônaco | Republica Tcheca | Suécia | Suíça | Vaticano
Leia mais
Esqueça os velhos conceitos de que para você ser feliz é preciso sofrer
A melhor maneira de transmitir a felicidade é sorrindo
A Felicidade se baseia em relacionamentos com pessoas que você ama e respeita
A escolha do parceiro acontece de forma meio inconsciente
O equilíbrio é o caminho mais curto em direção à sua felicidade
O segredo da felicidade está em exigir muito de si e pouco dos outros
O segredo é aceitar e conviver com os defeitos do nosso parceiro
Viva com intensidade o estado de amor num relacionamento
Não busque ser o maior em coisas menores
Não admitir o erro é uma péssima atitude
Má disposição liquida todas as qualidades positivas
Evite contar vantagens sobre os seus grandes feitos
Estar sozinho é estar acompanhado de seu melhor amigo que é VOCÊ
Direcione os seus sonhos ao descobrir o seu potencial
Desperte seu diferencial competitivo para fortalece-se
A mente se ocupa dialogando consigo mesma
É maravilhosa a sensação de ter a tranquilidade do dever cumprido
Ouça duas vezes mais e sintetize ao máximo sua fala
Problemas devem ser enfrentados como desafios
Reflexão sobre a evolução consciente
Exija de si mesmo um desempenho elevado
Ande com alguém igual ou melhor do que você
Procure cercar-se de indivíduos positivos que tenham uma postura otimista
Sempre haverá espaço para o desejo de buscar a vitória
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Evolução Consciente – Seu Diferencial Competitivo
Dormir com futuros amigos é a proposta dos albergues
Muitos pais se esquecem de que as crianças precisam de avisos
Se você é daqueles que diz não ter jeito para pechinchar, habitue-se
Não dê vexame e se informe sobre os costumes cotidianos locais
Quanto mais viajo, menos roupa preciso
Crie uma wish list com destinos que você quer visitar
Depois de decidido o destino, alguns detalhes podem ser planejados
Dicas importantes para sua preparação
Pegue leve com as novas amizades
Depois de um dia cheio de novidades, nada como descansar!