A Felicidade não se baseia em posses, poder ou prestígio, mas em relacionamentos com pessoas que você ama e respeita. Os símbolos são imagens eficientes que nos transmitem conhecimentos valiosos. E os mitos são condensações de alguns dos símbolos apresentadas como histórias primordiais que nos ajudam a resgatar as experiências humanas mais intrínsecas. Vou falar um pouco do mito de Prometeu, o homem primordial que a cultura helênica nos apresenta.
Prometeu foi um Titã que ousou enfrentar Zeus em favor dos mortais. Bem, se ele era um Titã e se já existiam seres humanos, como é que ele foi o primeiro homem? O que se quer dizer aqui é que, se existiam homens anteriormente, eles talvez não tivessem dentro de si a centelha divina que os tornasse realmente humanizados: para isso era preciso de, pelo menos, sensibilidade, inteligência e criatividade entre inúmeras outras coisas.
Tudo começou quando Zeus, em uma de suas crises de pedagogia pela violência, resolveu roubar o fogo dos seres humanos. A vida tornou-se insuportável sem o fogo: a alimentação, o aquecimento, a transformação das matérias primas em objetos, tudo ficou muito complicado, para não dizer impossível. Mas Prometeu, apiedado, através de subterfúgios criativos conseguiu roubar o fogo de Zeus e devolvê-lo aos seres humanos.
Quando Prometeu ousou ser criativo e enfrentar o grande deus, automaticamente ficou subentendido que ele se comprometeu a instruir a humanidade de uma forma efetiva para que ela não mais fosse roubada de um elemento tão precioso quanto a centelha divina.
Nosso herói pagou um preço muito caro por ter desafiado o Senhor do Olimpo e ajudado os mortais. Logo de princípio foi traído pelas criaturas humanas, que o delataram quando Zeus veio para a Terra a fim de investigar quem havia roubado o fogo do Olimpo. Graças a esta delação ele foi objeto da exemplar ira divina: primeiro Prometeu teve que ouvir que os seres pelos quais ele havia se arriscado eram indignos de seu amor, uma vez que não eram confiáveis. Depois veio o seu castigo propriamente dito: ficar agrilhoado junto às montanhas do Cáucaso e ter o seu fígado devorado diariamente por uma águia. O pior é que no dia seguinte o fígado estava outra vez inteirinho e o sofrimento recomeçava.
Esta medida, embora digna dos métodos educativos de Zeus, tinha por objetivo fazer com que Prometeu desfizesse dentro de si toda a amargura que pudesse nutrir pelos seus traidores já que, como todos nós sabemos, o fígado é a sede do mau humor, dos azedumes, das dores de cabeça intermináveis porque carregam em si a raiva.
Se depende somente dos outros para ser feliz, será uma pessoa eternamente decepcionada
Como não há mal que sempre dure, um dia Hércules, o grande herói helênico, veio em socorro de Prometeu e libertou o grande benfeitor da humanidade. Claro que com o consentimento do próprio Zeus, o qual achava que depois de trinta anos o Titã já havia aprendido sua lição.
Considere o Amor como a centelha divina que Prometeu trouxe à humanidade e faça para si mesmo a pergunta sincera: O que eu, como membro desta coletividade que é a minha raça, tenho feito para nutrir o Amor? Será que eu devo ficar agrilhoado ao Cáucaso das mesmices tendo o fígado da intransigência revigorado todos os dias? Durante quanto tempo a águia da sabedoria deve devorar o meu azedume para que eu aprenda a ser Feliz?
No mito de Prometeu existem outras personagens, como o seu irmão Epimeteu que, apesar de ter sido avisado para se prevenir contra a astúcia de Zeus, recebeu dele um presente magnífico: Pandora, a primeira mulher. Ela era linda como as próprias deusas e seu nome mostrava a sua origem, pois cada um dos habitantes do Olimpo deu a ela uma de suas virtudes fundamentais.
Pandora trouxe para a Terra uma caixinha que ganhara e em relação à qual recebeu a instrução de nunca abrir. Mas um dia, e sempre há “um dia”, ela não aguentou mais de curiosidade e abriu a caixinha. Sabe o que saiu de lá de dentro? Todos os males do mundo, que escaparam para nos atormentar. Mas quando a caixinha foi rapidamente fechada, Pandora conseguiu preservar a esperança. “A esperança é em si mesma um gênero de felicidade, que é deixar de se preocupar com coisas que estão acima do poder de nossa vontade”, dizia Samuel Johnson. Prometeu ficou sendo o símbolo do perfil masculino, a ação, e Pandora o símbolo do feminino, a emoção, cada qual compondo um aspecto do ser humano, que é a soma dos dois. Desde esta época é que a mulher ficou sendo a guardiã da esperança que nos nutre e que é tão necessária em nossa caminhada rumo à Evolução Consciente.
Voltando ao paralelo do mito com a nossa realidade cotidiana, quantas vezes você, como Prometeu, não foi engenhoso, criativo, generoso e acabou levando uma bela rasteira? E você sabe o quanto dói uma traição, seja ela profissional ou amorosa. Para enfrentá-la é preciso que você se liberte do Cáucaso da ignorância, que descubra quem você é e cresça. Quando estamos muito próximos, do que supomos ser o nosso limite máximo, estamos face às maiores oportunidades de autoconhecimento e de crescimento.
Esquecer uma ofensa é tão importante quanto recordar uma gentileza
Países na Europa
Alemanha |
Áustria |
Bélgica |
Dinamarca |
Escócia |
Espanha |
Finlândia |
França |
Grécia |
Holanda |
Hungria |
Inglaterra |
Irlanda |
Irlanda do norte |
Itália |
Luxemburgo |
Noruega |
País de Gales |
Polônia |
Portugal |
Principado de Mônaco |
Republica Tcheca |
Suécia |
Suíça |
Vaticano
Leia mais
A escolha do parceiro acontece de forma meio inconsciente
O amor precisa ser ensinado em casa
O equilíbrio é o caminho mais curto em direção à sua felicidade
A melhor maneira de transmitir a felicidade é sorrindo
O segredo da felicidade está em exigir muito de si e pouco dos outros
O segredo é aceitar e conviver com os defeitos do nosso parceiro
Viva com intensidade o estado de amor num relacionamento
A construção de sua vida
Direcione os seus sonhos ao descobrir o seu potencial
A mente se ocupa dialogando consigo mesma
Desperte seu diferencial competitivo para fortalece-se
É maravilhosa a sensação de ter a tranquilidade do dever cumprido
Estar sozinho é estar acompanhado de seu melhor amigo que é VOCÊ
Evite contar vantagens sobre os seus grandes feitos
Má disposição liquida todas as qualidades positivas
Não admitir o erro é uma péssima atitude
Não busque ser o maior em coisas menores
Ouça duas vezes mais e sintetize ao máximo sua fala
Problemas devem ser enfrentados como desafios
Reflexão sobre a evolução consciente
Exija de si mesmo um desempenho elevado
Ande com alguém igual ou melhor do que você
Procure cercar-se de indivíduos positivos que tenham uma postura otimista
Sempre haverá espaço para o desejo de buscar a vitória
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
Biografia
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Livros de Viagens
Evolução Consciente – Seu Diferencial Competitivo
O que devo fazer para embarcar?
Um mapa detalhado pode ser útil quando você for viajar de carro
Estipule um orçamento diário
Leve pouca bagagem na sua viagem
Há mulheres que adotaram o lema de viajar sozinha
Viajar é eliminar seus preconceitos
Carregue um mapa e não se perca
Faça viagens seguras e preste atenção na burocracia
Uma maneira de poupar dinheiro é optar por destinos econômicos
Seguindo recomendações é possível tornar a viagem inesquecível
A tendência é que comecem a adquirir o hábito de viajarem sozinhas
Verifique quais são os documentos necessários para o destino escolhido
Utilize a tecnologia a seu favor na viagem
Seja flexível ao escolher o destino
Use o máximo de contatos locais