Construa a sua vida por etapas, mas nunca se acomode na busca da sua realização pessoal. Como você encara a sua própria existência?
Saiba que um dos motivos que podem tornar as coisas muito complicadas é a atitude solene pela qual você encara a sua própria existência. É a postura que assumimos diante da vida que irá mostrar o rumo de nossas caminhadas.
Com base em diversos fatores, sejam eles emocionais, sociais ou profissionais, tendemos a ver a vida de uma forma muito complexa, algo como um emaranhado de opções e possibilidades que nos obrigam a fazer tantas escolhas que até consideramos que escolher é algo penoso e infinito. Na realidade, a cada minuto na vida é possível decidir o futuro: podemos construir algo ou apenas cruzar os braços.
Para provar que a vida é muito mais fácil do que a imagem que normalmente lhe atribuímos eu vou mostrar a você que o direcionamento existencial é muito semelhante ao processo de construção de uma casa. E você é daqueles que acham que construir uma casa é uma tarefa simples? Pelo contrário, é uma tarefa que exige muito trabalho e dedicação, mas que não esconde mistério algum se usamos a cabeça e tivermos calma para solucionar falhas.
Qual é a primeira preocupação de quem quer construir? Sem dúvida é escolher o terreno ideal, que deve ser em um lugar saudável e bem localizado, com boas perspectivas de valorização imobiliária e que tenha uma vizinhança agradável.
Considere agora este terreno como sendo a área profissional em que você pretende atuar. Segundo a organização do nosso sistema de ensino a escolha está circunscrita a opções em três áreas genéricas de conhecimento, dentro das quais estão situadas as especializações: as áreas de ciências humanas, biológicas e exatas. É inadequado discutir aqui a eficiência ou a ineficiência do sistema de ensino vigente. O fato que devemos considerar é apenas que ele determina que se faça uma escolha.
Antes de qualquer escolha o jovem ou adulto, insatisfeito com uma primeira escolha profissional, precisa descobrir quais as aptidões que possui. De uma forma bem genérica diríamos que as ciências humanas têm como objeto a sensibilidade artística, filosófica ou formal; as ciências biológicas implicam uma ligação estreita com os fenômenos da natureza humana, animal, vegetal ou mineral; as ciências exatas contêm em seu universo aquilo que comumente chamamos de “ciências”. Quando você pergunta o que quer ser na vida e quais os rumos que pretende tomar, sua resposta já é uma definição. Responder a esta questão, como escolher o terreno adequado para construir, não é um trabalho fácil, mas precisa ser encarado de frente. O primeiro de todos os problemas de um homem é descobrir que tipo de obra ele deve realizar.
Tendo o terreno, o construtor irá determinar o local exato em que pretende erguer a casa, considerando elementos práticos como a orientação solar face à casa, a direção dos ventos e o correto aproveitamento topográfico, visando o bem estar futuro. É o mesmo que acontece com você e a escolha de sua carreira: direcionado para uma área mais ampla e fundamentado em suas próprias aptidões você vai definir qual a profissão que pretende seguir ou qual a especialidade que melhor se ajusta a seus talentos pessoais. Se você gosta de escrever talvez seja um bom jornalista; se o funcionamento do corpo humano o fascina, talvez seja um bom médico; se você tem facilidade para a matemática, poderá ser um engenheiro competente.
Mais adiante iremos discutir a importância de fazer esta escolha com o maior critério possível. Se voltarmos à nossa comparação, sabemos que uma casa pode se transformar em inabitável se, por erro de avaliação quanto à sua posição em relação ao sol, ela for construída de forma que os quartos sejam sempre frios e a sala muito quente. O mesmo pode acontecer a sua vida em relação a uma profissão escolhida por critérios tais como “quero exercer uma profissão que dê dinheiro”: esta é uma causa muito comum do fracasso profissional. Há um grande número de profissionais sem perspectivas só porque escolheram a área errada. Portanto cuidado: mudar depois é uma tarefa bastante penosa e existem casos em que as reformas estruturais custam mais caro que a própria construção. O projeto que é bem elaborado por um arquiteto considera todos os aspectos, principalmente o prazer de quem vai morar na casa. Na hora de tomar uma decisão quanto à escolha de sua profissão, seja como um arquiteto. Evite palpites de quem não entende do assunto e, em caso de dúvidas, procure ajuda especializada.
Determinado o local da construção, há a necessidade de escolher um bom engenheiro para supervisionar a obra e concretizar tudo o que o arquiteto idealizou. O papel dos engenheiros em sua vida será desempenhado pelos professores que estão encarregados de fornecer as informações com as quais você trabalhará no futuro. É a você que cabe a competência de exigir o máximo deles. Quanto maior for o seu interesse, maior será o seu aproveitamento. Se for preciso, você deve “tirar leite de pedra”!
Agora chegou o momento de selecionar o material a ser utilizado na construção. Um momento de grande importância, pois é este material que vai tornar o seu projeto uma realidade. Neste ponto, para evitar surpresas desagradáveis mais adiante, é fundamental prestar atenção na qualidade. Em certos aspectos a economia de material pode representar sérios gastos futuros ultrapassando assim o âmbito da economia para atingir o da burrice… Conheço o caso de uma construtora que, para diminuir os custos de uma obra, instalou em um edifício canos de plástico para a tubulação de gás. Obviamente inadequados, os canos se deterioraram rapidamente e os moradores, assim que descobriram a causa de seus problemas, obrigaram a construtora a arcar com as despesas da substituição dos canos de plástico pelos canos de cobre. Para a substituição ser feita foi necessário quebrar as paredes, o que tornou a obra bem mais cara do que seria se, desde o início, ela tivesse seguido a especificação correta do material.
Depois de todos estes procedimentos, vamos agora para a primeira fase da construção. Antes de tudo a casa precisa ter uma boa fundação, que servirá de apoio para toda a estrutura. Uma fundação sólida e bem feita vai evitar problemas como o aparecimento de rachaduras ou de outras avarias mais graves que ponham em risco a integridade da própria casa. Fazendo um paralelo com o ser humano as fundações são a mente. Quanto mais você estiver bem consigo mesmo, quanto melhor souber discernir e optar, mais sólida será a sua base e maior será o seu estado de felicidade. Uma pessoa de mal com a vida é orgulhosa, mau humorada e infeliz, sem entretanto ter consciência disto tudo. Agindo conscientemente você aumentará a sua autoconfiança, poucas serão as possibilidades das rachaduras aparecerem. As bases do alicerce irão sendo sedimentadas na medida em que o autoconhecimento e a consciência plena forem sendo desenvolvidos e a partir daí só um terremoto é que pode causar sérios abalos em sua construção. Investir nisto é investir em sua própria integridade.
Na edificação das paredes, os tijolos são colocados um a um, um em cima do outro e lado a lado; aos poucos formando diversos ambiente. Por analogia, esta seria a parte visível do seu projeto, aquela que vai dar a forma final ao seu sonho. Esta colocação de tijolos representa o seu cotidiano. Coloque a sua atenção no que você está fazendo no seu dia-a-dia e evite construir de maneira mecânica, inconsciente. Esteja presente em tudo o que você faz, pois somente estando presente em seus atos é que você pode interferir no meio em que atua, sem esquecer que você atua em planos diferentes e interligados como, por exemplo, em sua casa, em sua profissão, em seus diversos relacionamentos. Concentre-se em seus objetivos.
Você é a pessoa mais indicada para pensar nas melhores alternativas para os seus próprios caminhos. Deixar-se levar pela rotina pode desviar você de sua rota, porque simplesmente empilhar tijolos, ainda que você saiba com certeza qual a posição em que deve colocar cada um deles, não traz nem segurança, nem eficiência. Basta um soco ou um vento um pouco mais forte para que tudo desmorone. Daí a necessidade da argamassa, responsável pela união sólida dos tijolos entre si e chamada de liga, pelos especialistas, que é composta por dois elementos fundamentais: o cimento e a areia.
A argamassa da vida, capaz de solidificar o cotidiano, é a sua formação. Todo aprendizado tem dois elementos: o conhecimento ou teoria (o nosso cimento), e a experiência, traduzida pela capacidade de lidar criativamente com os imprevistos, de aplicar os seus conhecimentos no mundo prático, de solucionar os problemas (a nossa areia). Se o cimento for pouco, ou de má qualidade, comprometerá a impermeabilização, o que significa que se chover muito a casa poderá ficar cheia de infiltrações e por causa disto você acabará perdendo seus móveis. Quem tem pouco conhecimento fica vulnerável, o que diminui as suas possibilidades diante da concorrência acirrada. É como dizia Francis Bacon “Conhecimento é em si mesmo poder”.
O mesmo acontece em relação à areia. Se for de má qualidade, ou colocada em quantidade errada, a argamassa será menos sólida. Um repertório pobre em experiências prejudica o indivíduo e é reflexo de uma formação deficiente, significando que este indivíduo tem menos atributos para resolver problemas tanto profissionais quanto afetivos ou familiares. Daí a importância de encarar as coisas com seriedade.
A forma mais segura de criar uma estrutura sólida para a vida, dosando teoria e prática, é reclamar menos e tentar obter o máximo dos que lhe ensinam. É a força humana que ergue as paredes de uma casa, tornando real a ciência da construção. Seus pedreiros alegóricos serão todos aqueles que o ajudarem, dando força, orientação e opiniões no decorrer de sua carreira profissional e pessoal.
Com o avançar do trabalho, o estilo da edificação vai sendo identificado. Está chegando a hora da festa da cumeeira, a hora de colocar o telhado o que, no caso do profissional é o seu caráter. Quanto melhor ele for construído, menos vulnerável será a casa. Ética, honestidade, lealdade são os princípios que moldam a imagem de uma pessoa. Quem não dá importância a isto, passando todo mundo para trás, habita uma casa com telhado de vidro. Se as pedras vierem… Portanto nunca se esqueça do conselho do filósofo e historiador Heráclito: “O caráter de um homem é a sua divindade guardiã”.
Universalmente reconhecida como símbolo primordial da pureza, a água que utilizamos na parte hidráulica da casa é essencial numa construção e fundamental em nossa vida. Ela lembra o compromisso que temos com a nossa pureza interior, que deve ser preservada e continuamente revista. Lembre que pureza não se confunde com ingenuidade. De tempos em tempos, devemos limpar nossos canos, que nesta alegoria significam a necessidade de constantes reciclagens: a renovação da água é importante e todos sabemos dos perigos mortais que a sujeira e a estagnação nos oferecem.
A rede elétrica, transformada em energia para viabilizar o dia-a-dia da nossa construção, é a motivação para atingirmos nossos objetivos. É essencial estarmos ligados e sintonizados com o nosso objetivo de felicidade. É muito importante que tenhamos contatos com o mundo exterior e que sejamos disponíveis tanto para falar quanto para ouvir e por isto é bom ter um telefone em nossa casa. Devemos estar abertos para as chamadas que ocorrem com freqüência, mas muitas vezes não entendemos o significado dessas mensagens, por estarmos com a nossa linha ocupada com outras coisas.
Finalmente está tudo pronto. A pintura foi feita, a grama foi plantada no jardim, o piso foi colocado. Falta apenas a mobília para a casa ser habitada. A mobília será associada ao seu esforço pessoal, ao empenho, que é o responsável pelas conquistas pessoais, pelas promoções, etc. Quanto maior ele for, de melhor qualidade serão os móveis, ou seja, melhores serão os bens que o seu trabalho pode adquirir. E seja aquele tipo de decorador que muda a cada três ou quatro anos, só pelo prazer de renovar. Não se acostume com a mobília antiga.
Às vezes o simples fato de pintarmos a casa, ou de reformarmos móveis antigos que valem a reforma, já deixam a casa com aspecto de nova. É o que você deve fazer com os seus conceitos antigos: repensá-los, não simplesmente abandoná-los. Aproveite conhecimentos e experiências antigas para adaptá-las a novas situações e conceitos. Devemos sempre acrescentar coisas inteiramente novas e desconhecidas às coisas antigas que possuímos: se uma cadeira nova for lançada no mercado e você sentir que quer possuí-la, vá atrás dela, arrume um jeito de colocá-la em sua sala, adaptando-a a seus móveis antigos. Um dos piores profissionais é o acomodado.
E o lazer? Piscinas, quadras esportivas, churrasqueiras… Na verdade, estas instalações correspondem ao seu status no mercado de trabalho. Quanto maior suas realizações, mais elementos você poderá acrescentar a seu lazer, que, diga-se de passagem, é fundamental. Trata-se da recompensa pelo esforço, que é o sentido primordial do dinheiro. “A casa de um homem é o seu castelo” dizia Lutero. Assim, com tudo isto dentro de casa você, muito provavelmente, precisará de segurança para cuidar da sua integridade e a de sua família. Afinal existem os que não conseguiram os mesmos benefícios e o invejam por isto. Se a sua percepção estiver em ordem, ela será capaz de prevenir qualquer ataque deste tipo de gente.
Os vencedores precisam estar preparados para, sem grandes abalos, enfrentar a inveja alheia. Se, por exemplo, um bom ator ficar preocupado e sentido com todas as críticas pouco positivas que possa eventualmente sofrer ele acabará desistindo da profissão.
Países na Europa
Alemanha |
Áustria |
Bélgica |
Dinamarca |
Escócia |
Espanha |
Finlândia |
França |
Grécia |
Holanda |
Hungria |
Inglaterra |
Irlanda |
Irlanda do norte |
Itália |
Luxemburgo |
Noruega |
País de Gales |
Polônia |
Portugal |
Principado de Mônaco |
Republica Tcheca |
Suécia |
Suíça |
Vaticano
Leia mais
Direcione os seus sonhos ao descobrir o seu potencial
A mente se ocupa dialogando consigo mesma
Desperte seu diferencial competitivo para fortalece-se
É maravilhosa a sensação de ter a tranquilidade do dever cumprido
Estar sozinho é estar acompanhado de seu melhor amigo que é VOCÊ
Evite contar vantagens sobre os seus grandes feitos
Má disposição liquida todas as qualidades positivas
Não admitir o erro é uma péssima atitude
Não busque ser o maior em coisas menores
Ouça duas vezes mais e sintetize ao máximo sua fala
Problemas devem ser enfrentados como desafios
Reflexão sobre a evolução consciente
Exija de si mesmo um desempenho elevado
Ande com alguém igual ou melhor do que você
Procure cercar-se de indivíduos positivos que tenham uma postura otimista
Sempre haverá espaço para o desejo de buscar a vitória
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Evolução Consciente – Seu Diferencial Competitivo
Viajar gastando pouco vai virar uma arte para você
Certos lugares no mundo exigem um carro…
Economizar nem sempre é uma tarefa fácil
Sugestões simples para evitar problemas na viagem
Atenção com malas durante viagens de trem, aeroportos e ônibus
Evite viajar sozinha em áreas de risco
Atenção com a mochila pequena do dia a dia
Passagens aéreas e passes de trens mais baratos
Seja um viajante independente e pesquise muito
Preste atenção nos detalhes e repare nas interações humanas
Viajar em baixa temporada pode fazer você economizar até 50%
Não se esqueça de alguns cuidados na sua viagem
Ande com dinheiro ou trocado numa pochete