Outro aspecto a ser considerado no caminho rumo à criatividade é o que muitos chamam de a resposta certa. A humanidade, infelizmente, não possui criadores em abundância. Portanto, a maioria adota como lei aquilo que uma pessoa criativa conclui em determinado momento. Esta atitude coletiva transforma descobertas comprovadas em normas que serão assimiladas como as únicas respostas certas e quem as contestar será, maluco ou desajustado social. Certo? Errado, porque não existe apenas uma solução possível para um problema. A verdade quando refletida por um prisma, pode mostrar vários reflexos: seja qual for o reflexo da verdade que percebamos ele será sempre um reflexo da mesma verdade. É desta forma que podemos entender que seja qual for a solução criativa apresentada ela é correta, mas não a única.
Há um antigo conto que é perfeito para ilustrar isso. Dois homens tiveram um desentendimento sério. Para resolver a disputa, foram consultar um juiz sufi e pediram que ele arbitrasse a situação. O reclamante apresentou a sua reivindicação. Tinha argumentos convincentes e falava com facilidade. Ao terminar, olhou para o juiz, que acenou com a cabeça em sinal de aprovação e disse:
— Você tem razão.
Ao ouvir isso o acusado pulou do banco e protestou:
— Espere um pouco, senhor juiz. O senhor nem ouviu o meu lado da questão!
Ao ouvir isto o juiz sufi convocou então o acusado a apresentar a versão que considerava “verdadeira”. Assim como o reclamante, o acusado foi brilhante ao expor os fatos. Sua fala foi persuasiva e eloqüente. Ao final, o juiz também proclamou:
— Tem razão.
Ninguém entendeu nada. Ambos os contendores entreolharam-se, sem saber o que dizer. O escrevente, ao ver aquilo, saltou do banco e ponderou:
— Senhor juiz, de acordo com a lei os dois não podem estar certos. O juiz olhou-o e completou:
— Tem razão.
A verdade pode estar em toda a parte; o que interessa é para onde você olha. Por isso é importante não dar muita bola para as falsas verdades universais. A resposta certa é aquela que consegue resolver um problema. Nunca se envergonhe de ser criativo. Uma ideia nova incomoda as pessoas, sobretudo porque, se posta em prática, irá romper algumas crenças, tradições e até mesmo instituições. Você pode até se sentir um pouco desconfortável ao apresentá-la, mas não a abandone. Muitos dos grandes gênios acreditaram nas suas idéias com persistência e realizaram os seus objetivos, porque se sentiram livres para fazê-lo. Saiba, portanto, usar sua liberdade, pois, como já dizia Eric Hoffer, “Quando as pessoas estão livres para fazer o que querem, geralmente imitam os outros”. Lembre-se de que a cada AHA! de uma mente criativa correspondem inúmeros HÁ-HÁ-HÁS daqueles que só seguem o que já foi criado antes. Ignore-os e leve seu projeto inovador em frente.
Não deixe ninguém convencê-lo a desistir daquilo que você sabe que é uma grande idéia
É claro que existem limites éticos para a exploração da criatividade. Mas, mesmo assim, tais limites variam de sociedade para sociedade e, dentro delas, mudam de acordo com as diferentes épocas. A teoria da relatividade da física também se aplica à verdade. Pensando nisto, considere: a criatividade estará ao alcance de quem souber desenvolvê-la, e isso pode ser útil para a sua vida pessoal e profissional.
Um exemplo disso é o doutor Nakamats, dono de mais de 2 700 patentes, o que supera o dobro das registradas em nome de Thomas Edison, que são 1.093. Por isso ele é considerado o homem mais criativo do mundo. Entre algumas de suas invenções estão o compact disc, o CD player, os disquetes flexíveis para computadores, o relógio digital e outras. Contudo, sua criatividade não lhe vem de nenhum poder sobrenatural. Ao contrário, para que as idéias venham-lhe à mente, ele desenvolveu uma técnica particular, que inclui três passos básicos. Em primeiro lugar, o doutor Nakamats fica em uma sala “estática”, onde tem paz e silêncio. No ambiente só há coisas naturais, como pedras, plantas e água; as paredes são brancas e não existe metal ou concreto. É assim que ele consegue fazer uma associação livre de idéias. Depois ele vai para a sala “dinâmica” que é escura, com paredes listradas de preto e branco e decorada com móveis em couro. No último estágio ele mergulha numa piscina, prende a respiração e, em baixo d’água, anota todas as suas grandes idéias usando para isso um caderno que ele mesmo inventou.
Criei uns tópicos que me orientam a estimular minha criatividade e que podem ajudar você. Aliás, o que eu quero mesmo sugerir é que você utilize algumas dessas idéias e, com sua criatividade, desenvolva uma nova metodologia para você:
10 DICAS PARA DESPERTAR A SUA CRIATIVIDADE
- NUNCA TENHA MEDO DE UMA IDÉIA NOVA.
- NÃO EXISTE UMA SOLUÇÃO ÚNICA E ABSOLUTA.
- FREQUENTE LUGARES ADEQUADOS PARA DESENVOLVER O SEU PROCESSO CRIATIVO
- COMECE A OLHAR AS COISAS DE UMA FORMA DIFERENTE
- ANALISE AS VÁRIAS MANEIRAS DE RESOLVER UM PROBLEMA
- BUSQUE RESPOSTAS SIMPLES
- PROCURE ALTERNATIVAS NÃO CONVENCIONAIS
- ANOTE AS IDÉIAS QUE TIVER
- MANTENHA O BOM HUMOR, PARA PREVALECER O BOM SENSO
- APRENDA O MÁXIMO SOBRE ASSUNTOS DIVERSOS
Países na Europa
Alemanha | Áustria | Bélgica | Dinamarca | Escócia | Espanha | Finlândia | França | Grécia | Holanda | Hungria | Inglaterra | Irlanda | Irlanda do norte | Itália | Luxemburgo | Noruega | País de Gales | Polônia | Portugal | Principado de Mônaco | Republica Tcheca | Suécia | Suíça | Vaticano
Leia mais
É importante que se tenha no ambiente uma peça que centralize energia
Conhecimento sem aplicação é inútil
A ideia é vestir a cabeça da empresa
A falta de comunicação adequada atravanca a negociação
A empatia é valiosa quando você se coloca no lugar do seu interlocutor
Os 7 anões profissionais nas empresas
Investir no bem estar das pessoas é redobrar a sua produtividade
Na vida, na maioria das vezes, estamos negociando
O segredo é filtrar as informações e reter só o que é útil para você
Para conseguir resultados é preciso estar atento o tempo todo
Qualidade deve ser um compromisso dos funcionários com a empresa
Quando você falha, descobre o que não funciona
Os resultados não são a soma de esforços individuais
Sempre fomos muito orientados pela competição
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Evolução Consciente – Seu Diferencial Competitivo
Economizar vai ajudar muito a realizar o sonho da viagem
Faça amigos na cozinha e divirta-se muito!
Escolha um carro confiável e que seja confortável
Não esqueça que viajar é divertimento
Procure as menores taxas ao desembarcar
Comidas exóticas e gestos: a ‘viagem’ dentro da viagem!
Caso decida ficar mais tempo no local
No começo é muito difícil viajar sozinha
Faça a sua viagem, não a dos outros
Fique atento constantemente na sua viagem
É melhor ficar precavido ao hospedar-se num hotel
Tenha disposição para resolver o problema e aproveitar a viagem