O primeiro passo para uma boa negociação é saber que tipo de negociador você vai encontrar pela frente. Sabemos que existem muitas nuances de imagem e estilo, que podem ser englobadas nas duas categorias básicas: os vencedores e os competidores. Para o primeiro tipo de negociador o objetivo é que todos os participantes da negociação saiam vencendo e não apenas ele. Sua motivação não é derrotar o adversário e sim superar uma dificuldade em benefício de ambos os lados. Sua tática é ceder algo em troca de algo.
Já o negociador competidor busca o contrário. Quer ter todas as vantagens. Por isso ele procura dominar a outra parte, não importando o grau de relação que tenha com ela. Nem mesmo a sua família está isenta deste tipo de atitude, o que torna o convívio familiar um relacionamento muito arrastado, desequilibrando o tripé dos 33%, contribui para a insatisfação pessoal e, como a tendência dos fatos é formar um círculo, os reflexos disso recaem no fracasso profissional e causam resultados frustrantes em negociações.
Fazer concessões a este tipo de negociador no início das conversações, serve apenas para que ele as interprete como fraqueza sua, o que só vai endurecê-lo. Geralmente ele não está preparado para retribuir. Quando ele fica em silêncio não significa que está indiferente. Trata-se apenas de uma tática. Por isto insista em ouvir-lhe o ponto de vista, faça perguntas. Não permita que ele cultive uma aura de mistério.
O próximo passo é saber distinguir a aparência da essência do indivíduo. Sem discutir aqui os aspectos filosóficos do problema, sabemos que todo o negociador tem ou divulga uma aparência genérica, externa, em geral de acordo com parâmetros predeterminados, tais como sorrisos, aperto de mão, tom de voz, maneira de falar, de se vestir, etc. Tais aspectos podem servir apenas para uma primeira análise e são ambíguos: servem como referências limitadas. O mais decisivo — e nesta hora você poderá ver como é importante ter a percepção desenvolvida — é perceber o que está por trás das atitudes aparentes, ou seja, qual o verdadeiro estilo daquele que está em sua frente com a tarefa de negociar algo. O caráter de uma pessoa, salvo alguns casos, não costuma ficar exposto, assim como o temperamento, os princípios e os padrões de comportamento. A personalidade básica não é visível aos desatentos. Somente quem conhece é que começa a PERCEBER.
Combinamos em nós duas coisas: a imagem que desejamos divulgar de nós mesmos e a que de fato passamos através de nossas atitudes, gestos e formas de tratar as questões. Em toda negociação precisamos saber lidar com a imagem que o outro lado apresenta, mas é preciso dar atenção ao seu estilo. Quando você traçar um objetivo é muito importante que faça a adequação entre a sua imagem a ele, pois se não houver essa sinergia você terá mais problemas para resolver.
O equilíbrio entre aparência e essência é conseguido pela adaptabilidade entre valores e atitudes e é um reflexo de sua harmonia interior. Este é o Processo de Adaptação da Evolução Consciente. Este processo considera a empatia como um recurso valioso: quando você se coloca no lugar do seu interlocutor e se pergunta qual é o objetivo dele, você tem mais elementos para direcionar a negociação de acordo com os interesses subentendidos nas posições oficiais por ele apresentadas e entende a lógica que ele desenvolve. Isso evita que sejam feitas propostas sem chance de serem aceitas e afasta os desgastes desnecessários.
Prometa pouco e realize muito
Países na Europa
Alemanha |
Áustria |
Bélgica |
Dinamarca |
Escócia |
Espanha |
Finlândia |
França |
Grécia |
Holanda |
Hungria |
Inglaterra |
Irlanda |
Irlanda do norte |
Itália |
Luxemburgo |
Noruega |
País de Gales |
Polônia |
Portugal |
Principado de Mônaco |
Republica Tcheca |
Suécia |
Suíça |
Vaticano
Leia mais
Os 7 anões profissionais nas empresas
A falta de comunicação adequada atravanca a negociação
A ideia é vestir a cabeça da empresa
É importante que se tenha no ambiente uma peça que centralize energia
Felicidade no ambiente de trabalho aumenta a produtividade coletiva
Investir no bem estar das pessoas é redobrar a sua produtividade
Na vida, na maioria das vezes, estamos negociando
O segredo é filtrar as informações e reter só o que é útil para você
Para conseguir resultados é preciso estar atento o tempo todo
Conhecimento sem aplicação é inútil
Qualidade deve ser um compromisso dos funcionários com a empresa
Quando você falha, descobre o que não funciona
Conhecimento sem aplicação é inútil
Os resultados não são a soma de esforços individuais
Sempre fomos muito orientados pela competição
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Evolução Consciente – Seu Diferencial Competitivo
O que devo fazer para embarcar?
Um mapa detalhado pode ser útil quando você for viajar de carro
Leve pouca bagagem na sua viagem
Há mulheres que adotaram o lema de viajar sozinha
Viajar é eliminar seus preconceitos
Carregue um mapa e não se perca
Faça viagens seguras e preste atenção na burocracia
Uma maneira de poupar dinheiro é optar por destinos econômicos
Seguindo recomendações é possível tornar a viagem inesquecível
A tendência é que comecem a adquirir o hábito de viajarem sozinhas
Verifique quais são os documentos necessários para o destino escolhido
Utilize a tecnologia a seu favor na viagem