Quando o escritor e filósofo Voltaire visitou a Inglaterra, em 1727, os sentimentos contra a França estavam muito exacerbados. Ele experimentou na pele os efeitos da hostilidade. Certa vez, reconhecido na rua, ele foi cercado pela multidão que começou a gritar: “Matem-no! Enforquem este francês!” Ele andou até a calçada e falou o mais alto que conseguiu: “Ingleses! Quereis matar-me porque sou francês! Já não estou bastante castigado por não ser um inglês?” A multidão aplaudiu as suas palavras e acompanhou o escritor até a sua casa.
Essa experiência faz com que tenhamos certeza de que o simples fato de estar vivo implica em correr riscos e sofrer reveses. A chance de alguma coisa dar errado, dizem os matemáticos, é de 50%: o restante é a possibilidade de acerto. É claro que uma série de fatores conjunturais fazem esta proporção variar. Se, por exemplo, a seleção brasileira de futebol enfrentar a da Namíbia numa final de campeonato, ela entra em campo com duas possibilidades: ganhar ou perder o título. No entanto, se compararmos o nível técnico de ambos os times, saberemos que, de fato, a chance do Brasil perder é bem menor. Mas, no fundo, esta proporção igual simboliza um dilema muito conhecido de nós todos: sim ou não?
Sabemos que a adversidade, por ser tão antiga quanto a presença do ser humano sobre a face da Terra, é inevitável ao longo de nossas vidas. O erro, ainda que desagradável, obriga-nos a pensar, a rever posições, a aperfeiçoar talentos, atitudes e criações. Certas necessidades impõem limites que se tornam adversidades tanto na vida de uma pessoa quanto em uma empresa. A partir daí, há duas atitudes possíveis: render-se à adversidade e tomar medidas para amenizar seus efeitos ou partir para a séria investigação do problema que a gerou, em busca de uma solução.
Ao sofrer um acidente e perder temporariamente o movimento de algum membro do corpo, a pessoa pode assumir uma entre duas atitudes. A primeira, e mais imediata, é usar muletas ou cadeira de rodas para vencer a limitação a curto prazo. Ao longo do tempo, se estiver consciente de si, poderá aplicar-se com afinco na fisioterapia e atingir rapidamente a recuperação.
As pessoas que não enxergam o seu próprio brilho vivem à sombra do brilho alheio.
Podemos dizer que quanto maior for a consciência que a pessoa ou a empresa tiver a respeito dos seus problemas, mais preparada estará para encontrar as soluções.
E a palavra mágica, a mãe de todas as invenções é: criatividade. Foi ela que evitou que Voltaire fosse linchado pelos ingleses. Também podemos defini-la como a capacidade de encontrar antes dos outros a forma de se livrar de uma situação adversa. As limitações são o maior desafio lançado aos seres humanos para que encontrem soluções criativas. Você sabe o que significa “qwertyuiop”? Sem dúvida já deve ter visto esta palavra ou este grupo de letras inúmeras vezes. Trata-se da linha de cima dos teclados das máquinas de escrever e dos computadores, conhecida como configuração “qwerty”, uma ilustração ótima para o que falamos agora.
Por volta de 1870, a Sholes & Co., principal fabricante de máquinas de escrever da época, recebia inúmeras reclamações dos usuários. A queixa era de que as letras ficavam coladas umas às outras, caso o datilógrafo batesse em velocidade muito alta. Constatando o problema, e para não perder mercado, a direção da empresa solicitou aos engenheiros que descobrissem um modo de evitar que isto acontecesse. Os técnicos discutiram o defeito por muito tempo. Até que um deles propôs algo: reduzir a velocidade dos datilógrafos e argumentou que assim os tipos não iriam ficar bloqueados tantas vezes. Mas o que fazer para conseguir isto? Pareceria absurdo pedir às pessoas que fossem menos ágeis, o que vale dizer menos eficientes, para que a máquina pudesse apresentar melhores resultados. Uma das possibilidades levantadas (e posteriormente aprovada) para obter o efeito desejado foi produzir um teclado com uma configuração muito ineficiente. Por exemplo: as letras “o” e “ i” estão, respectivamente, em terceiro e sexto lugares entre as mais usadas no alfabeto em inglês. Os engenheiros posicionaram as duas no teclado de tal modo que seriam batidas pelo anular e pelo mínimo — dedos relativamente fracos. A mesma lógica foi estendida a todo o teclado. Uma ideia brilhante que resolveu o problema. Desde a época em que esta solução foi adotada, a tecnologia das máquinas de escrever e das processadoras de texto avançou significativamente.
As pessoas que têm grandes sonhos são mais fortes do que aquelas que possuem todos os fatos.
Países na Europa
Alemanha | Áustria | Bélgica | Dinamarca | Escócia | Espanha | Finlândia | França | Grécia | Holanda | Hungria | Inglaterra | Irlanda | Irlanda do norte | Itália | Luxemburgo | Noruega | País de Gales | Polônia | Portugal | Principado de Mônaco | Republica Tcheca | Suécia | Suíça | Vaticano
Leia mais
Desenvolvemos formas de pensamento moldadas por vícios adquiridos
Dedique mais tempo resolvendo o que é certo do que quem está certo
Criatividade é indispensável a todos que pretendem ser diferentes
Jamais existe apenas uma solução possível para um problema
Tente visualizar suas realizações no futuro e todas as etapas para chegar lá
É preciso incentivar e valorizar a capacidade de inovar
Procure alternativas, jamais se entregue, seja criativo
Desperte seu diferencial competitivo para fortalece-se
A mente se ocupa dialogando consigo mesma
Direcione os seus sonhos ao descobrir o seu potencial
É maravilhosa a sensação de ter a tranquilidade do dever cumprido
Estar sozinho é estar acompanhado de seu melhor amigo que é VOCÊ
Evite contar vantagens sobre os seus grandes feitos
Má disposição liquida todas as qualidades positivas
Não admitir o erro é uma péssima atitude
Não busque ser o maior em coisas menores
Ouça duas vezes mais e sintetize ao máximo sua fala
Problemas devem ser enfrentados como desafios
Reflexão sobre a evolução consciente
Exija de si mesmo um desempenho elevado
Ande com alguém igual ou melhor do que você
Procure cercar-se de indivíduos positivos que tenham uma postura otimista
Sempre haverá espaço para o desejo de buscar a vitória
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Evolução Consciente – Seu Diferencial Competitivo
Pague menos e fique de olho nas oportunidades!
É bom conferir se está tudo ok com o veículo
Planejar muito bem para aproveitar as oportunidades e viver experiências incríveis
Em viagens estilo mochilão, quanto mais leve, mais prático
Mostre ao mundo que você não é menos capaz
O sucesso ocorre com “Planejamento Antecipado”
Em viagem, adote a mesma precaução que adota em seu país
Comunicar-se é mais fácil do que você imagina
Destinos desconhecidos costumam oferecer os mesmos atrativos