Para despertar a criatividade, comece a olhar de maneira diferente para tudo o que acontece. Vamos partir da premissa de que você supõe que ainda não conseguiu realizar seus objetivos por falta de criatividade e, pior, que esteja achando que os esforços são inúteis quando não se é criativo. Afinal, criatividade parece não ser o seu forte. Tudo perdido? Errado.
Ser criativo não implica em ter nenhum poder sobrenatural. Além disso, um bom número de estudiosos concluiu que se a criatividade é inata em alguns, mas pode ser adquirida por todos. Acredite: criatividade é primeiro uma questão de vontade, depois de costume. Com uma certa dedicação qualquer um pode desenvolvê-la, despertando o Processo Criativo da Evolução Consciente. Criatividade é um ingrediente indispensável a todos aqueles que pretendem ser diferentes, destacando-se pela competência. Sêneca, afirmou: “Quem tem um bom cérebro (leia-se mente criativa) possui um reino”. Portanto deixe o desânimo de lado e mexa-se.
Responda rapidamente: — Por que você não se acha criativo? Faltam-lhe ideias ou você simplesmente nunca pára e pensa sobre as coisas? Talvez pareça absurdo, mas na maioria das vezes é isso que acontece: poucos param para pensar e, consequentemente, deixam-se levar pelo cotidiano que é uma seqüência avassaladora de fatos. Como dizia John Dryen, “primeiro fazemos nossos hábitos, depois nossos hábitos nos fazem”. Se você não criar oportunidades de parar um pouco, pelo menos de vez em quando, pode ter certeza de que os seus afazeres vão ocupar todo o seu tempo e irão impedir uma reflexão mais profunda sobre o que quer que seja. Considere que a capacidade de pensar é a arma mais poderosa com a qual a natureza dotou o homem. Para você sobreviver deve arranjar este tempo de parada.
Esteja sempre consciente de como está utilizando o seu tempo
Tente não se ocupar a ponto de eliminar o tempo necessário à reflexão. É da análise dos fatos que surgem as idéias. Todo bom caçador adota a estratégia de manter diferentes locais da caça. Você deve fazer o mesmo em relação à sua criatividade. Cultive vários territórios de caça. Se você é engenheiro, não despreze os conhecimentos da medicina. Caso seja filósofo, procure entender a matemática. E assim por diante. Quanto mais amplo e diversificado for o seu campo cultural, mais áreas terá onde caçar. Tenha sempre em mente que a nova moeda universal é o conhecimento. Quem não o tiver, logo verá a outra moeda escassear no bolso. O cientista Thomas Edison deu um sábio conselho quando advertiu seus colegas a prestarem atenção às ideias novas e interessantes que os outros utilizaram fazendo disso um hábito.
Segundo Edison, a sua idéia precisa ser nova, original, apenas no que diz respeito à adaptação da dificuldade que você estiver enfrentando. Daí a importância de procurar soluções diferentes para situações análogas. Em geral, problemas semelhantes aos seus já foram resolvidos em outras áreas. A ciência é um grande celeiro de exemplos para estas coisas. Muitos cientistas procuram na natureza soluções e tentam adaptá-las. Foi a partir de séculos de observação e experiências a respeito da anatomia dos pássaros que o homem desenvolveu o avião e seus afins. O mundo do pensamento e o da ação interpenetram-se. Portanto, aquilo que pensamos sempre encontra um caminho para se tornar real. Agora você entende porque é essencial parar para pensar.
Tente dar um “toque” em si mesmo para buscar coisas novas e construí-las partindo de suas descobertas, principalmente das pequenas idéias. A pessoa criativa acredita que elas sempre levam a algum lugar. Proceda assim também. Uma dica valiosa: nunca deixe de tomar nota de qualquer idéia que tiver. Como diz o ditado, uma ideia de um milhão de dólares pode surgir no meio da noite. Sempre tenha à mão papel e caneta para tais anotações. As minhas melhores idéias, obtenho andando sozinho ou dormindo. Há certos períodos de criação que fico esgotado e depois procuro descansar por um tempo.
Eu possuo consciência dessa fase e nesses períodos eu já inventei jogos, compus música, elaborei roteiros de viagem… sempre que tenho qualquer ideia em qualquer momento eu anoto. Quando estou em clientes, muitas vezes interrompi reuniões, atrás de um guardanapo ou papel higiênico. As ideias surgem tão rápidas que parece que estou psicografando o que estou pensando. As minhas viagem pelo mundo aceleraram esse desenvolvimento, pois constantemente enfrentava cenários diferentes e, para minha sobrevivência, precisava apresentar soluções criativas. Sair da rotina, me proporcionou diferenciais competitivos. Faça essa experiência nos seus períodos de férias.
Anote idéias. Siga literalmente este procedimento. Você terá como companheiros de método figuras como René Descartes, o organizador da Enciclopédia Iluminista, que trabalhava na cama; Edison, que dormia no laboratório para não perder uma idéia que eventualmente aparecesse; Duke Ellington, um dos jazzistas norte americanos mais famosos, que escrevia música nos trens, entre uma viagem e outra de suas turnês; e Ludwig Van Beethoven, que carregava para cima e para baixo um caderno no qual anotava idéias para as novas composições. A mente não tem hora para ter iluminações.
Não adie pôr em prática uma boa idéia. É muito provável que outra pessoa esteja pensando a mesma coisa.
Países na Europa
Alemanha |
Áustria |
Bélgica |
Dinamarca |
Escócia |
Espanha |
Finlândia |
França |
Grécia |
Holanda |
Hungria |
Inglaterra |
Irlanda |
Irlanda do norte |
Itália |
Luxemburgo |
Noruega |
País de Gales |
Polônia |
Portugal |
Principado de Mônaco |
Republica Tcheca |
Suécia |
Suíça |
Vaticano
Leia mais
Dedique mais tempo resolvendo o que é certo do que quem está certo
Desenvolvemos formas de pensamento moldadas por vícios adquiridos
Diante de situações adversas surgem ideias criativas
Jamais existe apenas uma solução possível para um problema
Tente visualizar suas realizações no futuro e todas as etapas para chegar lá
É preciso incentivar e valorizar a capacidade de inovar
Procure alternativas, jamais se entregue, seja criativo
A mente se ocupa dialogando consigo mesma
A construção de sua vida
Direcione os seus sonhos ao descobrir o seu potencial
Desperte seu diferencial competitivo para fortalece-se
É maravilhosa a sensação de ter a tranquilidade do dever cumprido
Estar sozinho é estar acompanhado de seu melhor amigo que é VOCÊ
Evite contar vantagens sobre os seus grandes feitos
Má disposição liquida todas as qualidades positivas
Não admitir o erro é uma péssima atitude
Não busque ser o maior em coisas menores
Ouça duas vezes mais e sintetize ao máximo sua fala
Problemas devem ser enfrentados como desafios
Reflexão sobre a evolução consciente
Exija de si mesmo um desempenho elevado
Ande com alguém igual ou melhor do que você
Procure cercar-se de indivíduos positivos que tenham uma postura otimista
Sempre haverá espaço para o desejo de buscar a vitória
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
Biografia
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Livros de Viagens
Evolução Consciente – Seu Diferencial Competitivo
Seja flexível com datas e horários de passagens
Antes de sair de casa: durma bem e garanta que está bem descansado
Não faça compras desnecessárias
Fique esperto ao fazer sua mala
Leve só uma bagagem que possa carregar e levantar sozinha
Os dois maiores gastos de viagem são transporte e hospedagem
Deixe seu itinerário com a família ou algum amigo
Encontre hotéis mais baratos nas capitais do agito
Viajar barato pelo mundo também depende muito do seu perfil de viajante
Visite todos os lugares e faça dessa viagem inesquecível