Springfield tem uma história complexa durante a guerra civil, embora tenha ficado do lado dos sulistas a maior parte do tempo. As diferenças fizeram com que surgisse uma North Springfield. Mas, com o crescimento econômico, as duas acabaram por se fundir numa só no ano de 1887. Hoje, sua população é de 200 mil habitantes e, segundo eles, a cidade tem 66 atrações turísticas.
Na cidade, prevalece a arquitetura da época de ouro da Route 66. Descobri um depósito de bombas velhas, todas dos anos iniciais da Route, ao lado do motel em que me hospedei. Grande parte das velhas máquinas eram da Phillips 66, uma rede de postos de gasolina que são encontrados em toda a 66. Foi como voltar ao passado. Já que a Route 66 é quase humana, meter-me no meio daquelas bombas, imaginar por que elas haviam saído de operação, dava-me a sensação de estar num asilo visitando algum amigo querido.
O progresso torna algumas funções, pessoas e objetos desnecessários para a maioria, mas sempre há quem os recorde e restaure sua importância. É isso: viajar pela Route 66 força-nos a resgatar a importância de muitos personagens e objetos que viveram em função dela e formaram parte da história. A maioria das bombas estava empilhada, mas havia algum interesse em conservá-las. Com regularidade, aparecem produtores de filmes atrás destas bombas para colocarem-nas nos seus postos de gasolina no meio do deserto, num ponto perdido do mapa..
No setor gastronômico, a Route 66 também foi pioneira. A loja de Sheldon Chaney (o Red) e Julia, sua esposa, inaugurada em 1947, tornou-se a primeira do mundo a servir hambúrgueres no sistema drive-thru, com a cozinha exposta para o consumidor, hábito corriqueiro nas atuais cadeias de fast-food. Chamava-se Red’s Giant Hamburg. A grafia hamburg para a palavra hamburger, em inglês, não foi ideológica e sim um acidente. O proprietário calculou mal o tamanho da placa. Por isso, a sílaba final “er” não coube. No entanto, esse detalhe pitoresco era o que menos importava para seus fiéis consumidores. Até 1980, quando fechou as portas, Red tinha uma clientela grande, que não se afastou de lá nem mesmo quando a Route 66 foi desativada oficialmente.
A essa altura, fazia muito frio no Missouri. Não via a hora de chegar a regiões em que o clima fosse mais ameno. Para o viajante on the road, o inverno é uma estação hostil. Dei sorte de não pegar nevascas muito intensas como as que ocorreram no ano anterior.
Cidade na Route 66 no estado do Missouri
Estados que fazem parte da Route 66
Países nas Américas
Argentina |
Bolívia |
Chile |
Curaçao |
Estados Unidos |
Peru |
Uruguai
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