A peregrinação estava me fazendo muito bem. Sozinho, sem compromissos, tentava entender o funcionamento do meu corpo e da mente. Não me sentia solitário. Estava fascinado com os aspectos que se delineavam na busca do autoconhecimento. Exercitava a todo instante a paciência, para reaprender ou simplesmente compreender quem eu era, o que fazia e para onde iria.
Jesus me serviria de guia e exemplo, pois são inúmeras as provas de sua paciência infinita. Certa vez, por exemplo, enviou mensageiros à sua frente para reservar pousada numa aldeia de samaritanos. Mas estes não foram sequer recebidos. Os moradores não quiseram qualquer tipo de relacionamento com eles, ao saberem que seguiam para Jerusalém. Quando foram informados do ocorrido, Tiago e João perguntaram a Jesus: “‘Senhor, queres que mandemos descer o fogo do céu para consumi-los?’ Jesus os repreendeu dizendo: ‘Vós não sabeis de que espírito sois. Pois o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las’” (Lucas 9: 54-56).
Ao lado da basílica da Anunciação ficava a igreja de São José ou da Sagrada Família, onde foi a carpintaria de José. Próximo à entrada dela, no muro do convento franciscano, uma placa dizia: “Ninguém na terra, com respeito à sua posição e capacidade, jamais foi tão incompreendido, depreciado e degradado como Jesus, o Filho de Deus, quando viveu, como menino e carpinteiro em Nazaré. Aquele que ama Jesus escolhe o Seu caminho.”
A igreja ficava na parte superior do terreno. Dentro dela, uma pintura retratava o cotidiano da Sagrada Família. Uma escada com 13 degraus levava ao subterrâneo, onde ficava a carpintaria, agora conhecida como a gruta da Sagrada Família. A pilastra à direita era moderna. Ali, foi erguido um altar para a celebração de missas. Num canto, havia uma perfuração na parede protegida por uma grade de ferro. Através dela, avistava-se uma sala ainda mais profunda, que era o sítio arqueológico propriamente dito. Aparentava estar muito bem conservado.
No entanto, o acesso era vetado. Fiquei sentado por quase meia hora refletindo sobre a vida de José, sobre as inquietações que lhe assaltaram o coração diante da gestação da mulher, prestes a ser mãe de um filho que não era dele, sobre suas dúvidas, sua angústia, seu sofrimento e a solidão a que foi relegado pela história. Afinal, não deve ter sido fácil para ele o papel de coadjuvante em uma situação tão delicada: “E José, seu esposo, como era justo, e não queria infamá-la, resolveu deixá-la secretamente. Mas andando ele com isto no pensamento, eis que lhe apareceu em sonhos um anjo do Senhor dizendo: ‘José, filho de Davi, não temas receber a Maria tua mulher: porque o que nela se gerou é obra do Espírito Santo: e ela dará à luz um filho: e lhe chamará por nome JESUS: porque ele salvará o seu povo dos pecados deles’” (Mateus 1: 19-21).
José era um homem simples e aquela era a sua terra natal. Como teria sido a vida dele? Por que foi escolhido? Como era? Como seriam os seus amigos? Que tipo de sonhos tivera na infância? Gostaria de poder conversar com ele e saber como era a sua relação com Jesus.
Ao sair da igreja, perto da hora do almoço, o tempo estava instável, semelhante ao meu estado de espírito. Aqueles primeiros passos já me apontavam que não seria o mesmo após essa aventura única.
Cidade em Israel
País no Oriente Médio
Leia mais
Nazaré é conhecida como a Flor da Galiléia
O menino Jesus brincava nessas terras na infância
Na basílica da Anunciação o anjo Gabriel encontrou Maria
No Monte Tabor houve a transfiguração diante dos discípulos
Em Caná, Jesus realizou o seu primeiro milagre
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Nazaré – Os Dez Mandamentos da Liderança
Viagem de incentivo- Terra Santa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Viajar em baixa temporada pode fazer você economizar até 50%
Não se esqueça de alguns cuidados na sua viagem
Ande com dinheiro ou trocado numa pochete
Prepare-se para pagar pelo excesso de peso
Tenha uma troca de roupa na sua mala de mão
A tendência é que comecem a adquirir o hábito de viajarem sozinhas
Verifique quais são os documentos necessários para o destino escolhido
Utilize a tecnologia a seu favor na viagem
Seja flexível ao escolher o destino
Use o máximo de contatos locais
De acordo com as condições da sua viagem, outras vacinas poderão ser recomendadas
Dicas para combater o inevitável Jet lag
Sempre existem opções de transporte púbico
É possível fazer uma viagem internacional econômica alugando um carro
Leve agasalho para usar no avião
Procure por seu assento assinalado no cartão de embarque
Motivação para viajar pela Terra Santa
Faça uma viagem econômica na Terra Santa
Alguns cuidados na Terra Santa
Quem eram os autores dos evangelhos?
O significado das palavras Bíblia e Jesus
Por que os romanos eliminaram Jesus de forma tão sumária
Jesus era alegre? Sentia medo?
Você sabe de que Jesus morreu?
Novo Testamento: Versículos referentes aos locais sagrados
Tempo de viagem de carro entre cidades na Terra Santa