Afinal, arrumei-me e fui para a rodoviária, a fim de pegar o ônibus para o monte Tabor. Mas, como me atravessara, tive de ir até a cidade de Afula e de lá tomar outra condução. Não estava com fome, limitando-me a um copo de água para manter o estômago ocupado.
Saltei na estrada, mas sem qualquer ideia de onde estava ou de onde ficava o monte Tabor. Esse nome não aparece no Novo Testamento, mas, de acordo com a tradição, seria a alta “montanha separada”, à qual Jesus subiu com os apóstolos Pedro, Tiago e João. Ali teria ocorrido a transfiguração diante dos discípulos, com a face de Cristo brilhando como o sol e as vestes tornando-se de um branco cintilante. Fui informar-me com um soldado e este me deu carona até a estrada no sopé do monte.
Eram 8h22 quando iniciei o percurso. A ausência de chuva animou-me. De vez em quando, um raio de sol atravessava as nuvens para me fazer companhia. Entendia o incentivo e acelerava o passo para desfrutar de sua presença. Ao longo do trajeto, cruzei com vários caminhoneiros que iam em sentido oposto. Todos acenavam ou buzinavam e eu lhes retribuía com um largo sorriso.
Era uma subida solitária de 588 metros. Ouvia galos cantando, e uma correria de gatos e cachorros. Pássaros sobrevoavam as casas no sopé da montanha. O povoado ainda dormia. O silêncio acolhedor me estimulava a recordar histórias de minha vida. Quanto mais andava, mais aumentava o desejo de me desprender de coisas que considerava “essenciais”. Olhava para o chão e via as pernas perdendo velocidade à medida que o caminho se tornava muito íngreme. Observar a
A exaustão ia aumentando; os músculos do corpo começavam a cansar e a tentação de desistir era grande. Foi então que me apeguei ao fato de que Jesus enfrentara incontáveis caminhos como aquele e, pior, inúmeros obstáculos intangíveis para alcançar o objetivo de transmitir a sua mensagem. Como um líder que era, não podia se permitir o desânimo; precisava manter acesa a sua crença ou, ainda que achasse uma tarefa difícil, motivar as pessoas a acreditarem nela.
É sabido que não se deve entrar em batalhas onde não há nada a ganhar, mas a persistência de um líder pode fazer com que uma meta aparentemente impossível se torne realidade. Eis um dos maiores diferenciais de Jesus com relação aos demais: possuía a grandeza que só os efetivamente iluminados têm de se dedicar a ideais que talvez não sejam concretizados no espaço de suas vidas. Ele era um gerador de ideias novas.
Fiquei entusiasmado, embora não pudesse supor que tipo de surpresa me esperava. Paramos em frente a uma fachada composta por duas torres gêmeas unidas por um arco, sustentado por dois pilares. Fomos, então, até uma cripta, onde havia um altar bem no centro. Sobre ele, um belo mosaico dourado representava a cena da transfiguração. Jesus aparecia ladeado pelos profetas Moisés (à esquerda) e Elias (à direita). Pedro, Tiago e João estavam abaixo: “…Foi transfigurado diante deles; e seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhe apareceram Moisés e Elias falando com ele” (Mateus 17:1-3).
— Siga-me — pediu o padre.
Ele foi até um canto, abaixou-se e levantou um alçapão, que escondia uma pedra com marcas negras e aparência antiga. Padre José ficou olhando para ela durante alguns segundos. Depois, pensativo, levantou a cabeça e fixou em mim um olhar penetrante:
— Foi aqui que ocorreu a transfiguração de Jesus, e a materialização de Moisés e Elias.
Tive uma reação de espanto. Ele sorriu e pediu que me acalmasse. Sem solicitar permissão, ajoelhei-me e toquei a pedra sagrada. De imediato, uma sensação estranha me percorreu o corpo, como se uma adrenalina diferente circulasse pelas minhas veias. Um sorriso permaneceu estampado no meu rosto, enquanto fotografava o local.
Cidade em Israel
País no Oriente Médio
Leia mais
Na basílica da Anunciação o anjo Gabriel encontrou Maria
Em Caná, Jesus realizou o seu primeiro milagre
A igreja da Sagrada Família foi à carpintaria de José
Nazaré é conhecida como a Flor da Galileia
O menino Jesus brincava nessas terras na infância
Motivação para viajar pela Terra Santa
Jesus era alegre? Sentia medo?
Faça uma viagem econômica na Terra Santa
Como comprovar a autenticidade dos lugares sagrados?
Alguns cuidados na Terra Santa
Quem eram os autores dos evangelhos?
O significado das palavras Bíblia e Jesus
Por que os romanos eliminaram Jesus de forma tão sumária
Você sabe de que Jesus morreu?
Novo Testamento: Versículos referentes aos locais sagrados
Tempo de viagem de carro entre cidades na Terra Santa
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Nazaré – Os Dez Mandamentos da Liderança
Viagem de incentivo- Terra Santa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Dormir com futuros amigos é a proposta dos albergues
Muitos pais se esquecem de que as crianças precisam de avisos
Se você é daqueles que diz não ter jeito para pechinchar, habitue-se
Não dê vexame e se informe sobre os costumes cotidianos locais
Quanto mais viajo, menos roupa preciso
Crie uma wish list com destinos que você quer visitar
Depois de decidido o destino, alguns detalhes podem ser planejados
Dicas importantes para sua preparação
Pegue leve com as novas amizades
Depois de um dia cheio de novidades, nada como descansar!
Cada um apresenta um modo diferente de vivenciar uma viagem
Muitas vezes, você se sentirá um tolo e perdido
Procure ir trocando seu dinheiro aos poucos
Viajar não é um privilégio para poucos
Os melhores reconhecidos pela galera