A hospitalidade beduína é famosa: no inverno, os convidados são recebidos em uma tenda de tecido de pele de cabra e, no verão, são protegidos dos quentes raios de sol pelo abrigo de um teto de palha.
O povo é saudável, feliz, tranqüilo e aproveita a vida, apesar das condições rudes em que vive. Seu estilo de vida nômade desperta admiração e curiosidade nos ocidentais. Assim que os meus anfitriões se foram para realizar suas outras atividades, fui dar uma caminhada.
Estava em um oásis bastante aprazível, cercado de deserto por todos os lados. Em um raio de poucos metros, havia diversas palmeiras e tamareiras. Era um cenário típico de filmes, onde, pelo menos por instantes, eu poderia ser o personagem principal, talvez um Lawrence da Arábia meio deslocado, quem sabe…
Mas o vento forte esfriava o rosto e as mãos. No entanto, embora a entrada da tenda fosse grande, quando estava lá dentro percebi que o vento não entrava.
Na certa, este era um segredo ambiental que só eles conheciam. Toda espécie de ser vivo se adapta ao seu habitat e o ser humano é o que o faz com maior facilidade. Por sermos tão versáteis, é que nos espalhamos pelo mundo todo.
Começou a chover. Isso era a última coisa que esperava ver ali. Mas era uma chuva característica, bem rápida. Os beduínos recomendaram que não me afastasse das redondezas do oásis sem ser acompanhado, pois seria perigoso para um viajante desavisado em busca de emoção.
O deserto é como o mar: encanta e fascina, mas é também misterioso e assustador. Como o mar, não lhe agrada ser invadido ou desrespeitado; assim, impõe seus limites e suas armadilhas, mas com sabedoria e até com alguma gentileza.
Cabe a cada um aprender a entendê-lo, para que convivam em paz homem e natureza. Como acontece com o mar, que à primeira vista não revela o mundo paralelo que se agita sob a superfície, o areal à minha frente escondia o pulsar de várias formas de vida. Nova conclusão: nem o deserto é de todo deserto. Nunca estamos completamente sozinhos.
A noite chegou de mansinho. Lentamente, foi dominando a paisagem, trocando os tons avermelhados ou amarelados por outros mais suaves, quase azulados, quando o sol se foi. Compreendi, então, que o deserto é como uma imensa folha de papel branco, que reflete a cor predominante a cada momento do dia.
Fui para a tenda e, à luz da lanterna, comecei a escrever alguns textos que a ocasião me inspirava. Na escuridão plena lá fora, o silêncio era total. No entanto, logo os uivos do vento o interromperam. Como a temperatura caiu vertiginosamente, me agasalhei bem. O tempo passava sem pressa, estimulado pelo estado de inércia em que estava desde que chegara ali.
Pus-me a fazer um exercício que chamo de “recordações positivas”, que consiste em cultivar o hábito de retomar lembranças agradáveis e construtivas do que já foi alcançado ou de um sonho de outra época da vida. Essa experiência serve de estímulo e orientação para se concretizar um objetivo e costuma ser bastante eficiente.
Depois de um bom período de reflexão, não resisti e saí outra vez. Agora, estava realmente frio. Quando olhei para cima, vi um céu de beleza estonteante. Por ele passeavam estrelas de variados tamanhos e intensidade de brilho. Era como se Deus tivesse aberto o teto do firmamento.
O espaço é infinito… A imensidão da abóbada celeste mesclava-se à do deserto: mistério, desconhecido e negrume ao redor. Senti-me um ser pequeno ao extremo, mas, ao mesmo tempo, possuidor de uma força sem limites. Dirigi o olhar para o alto com atenção: as estrelas continuavam lá e assim permanecerão; maiores ou menores, todas têm seu brilho próprio e são indispensáveis no bordado do manto celeste; não desistem de brilhar, sem brigas ou vaidades, porque sabem que há lugar para todas elas. Meus olhos completaram a órbita da paisagem até aterrissarem de novo na folha em branco.
Cidades em Israel
Belém | Jerusalém | Jerico | Julis | Nazaré | São João de Acre | Tel Aviv | Tiberíades
País no Oriente Médio
Leia mais
Zaqueu, um pequeno cobrador de impostos
O sítio arqueológico de Massada
Monte das Tentações em pleno deserto da Judéia
Jericó local histórico pouco amistoso
Conversando com Beduínos no deserto
Conhecendo a cultura dos beduínos
Os ensinamentos do mestre Kfar
Os pergaminhos nas cavernas de Qumram
Uma noite na tenda com beduínos no deserto
Uma noite no deserto com beduínos
O mar MORTO está vivo em minhas lembranças
Aprendendo a cultura dos Drusos
Como comprovar a autenticidade dos lugares sagrados?
Motivação para viajar pela Terra Santa
Faça uma viagem econômica na Terra Santa
Alguns cuidados na Terra Santa
Quem eram os autores dos evangelhos?
O significado das palavras Bíblia e Jesus
Por que os romanos eliminaram Jesus de forma tão sumária
Jesus era alegre? Sentia medo?
Você sabe de que Jesus morreu?
Novo Testamento: Versículos referentes aos locais sagrados
Tempo de viagem de carro entre cidades na Terra Santa
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Nazaré – Os Dez Mandamentos da Liderança
Viagem de incentivo- Terra Santa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Seja flexível com datas e horários de passagens
Antes de sair de casa: durma bem e garanta que está bem descansado
Não faça compras desnecessárias
Fique esperto ao fazer sua mala
Leve só uma bagagem que possa carregar e levantar sozinha
Os dois maiores gastos de viagem são transporte e hospedagem
Deixe seu itinerário com a família ou algum amigo
Encontre hotéis mais baratos nas capitais do agito
Viajar barato pelo mundo também depende muito do seu perfil de viajante
Visite todos os lugares e faça dessa viagem inesquecível
Evite a todo custo parar no acostamento
Viajar durante a semana é mais barato
Só na ficção o sujeito escolhe um local aleatório no mapa
Adquira produtos importados em free shops
Ao viajar de avião, escolha uma mala fácil de carregar
Os maiores e mais famosos ao redor do mundo
Controle o enjoo com algumas precauções
Cuidados necessários ao embarcar para uma viagem
Fique atento para não estragar sua viagem
Leve a prescrição médica na bagagem de mão e os medicamentos necessários