Quem nunca sonhou em VENCER? Com certeza, cada ser racional deste confuso planeta, em algum instante da vida, projetou na mente a sensação de vencer. Mas, o que isso significaria para cada um? Pensando na resposta, é possível constatar que a conotação desta palavra é bastante ampla, variando de acordo com as fantasias individuais. Assim, se existem ambições diferentes, uma coisa têm em comum: o sonho. Afinal de contas, como diz a letra de um famoso samba de carnaval, “sonhar não custa nada”. Por isso, “mergulhe nesta magia” e solte a sua imaginação, concentrando-a em algo que gostaria de ver acontecer na sua vida. Como concluiu Carl Sandburg, “nada acontece, a menos que sonhemos antes”.
Há dois tipos de sonho: a pura fantasia, distante da realidade e, por isso mesmo, com poucas chances de se efetivar; e a idéia cuja realização é possível e só depende de planejamento. Ambos desempenham papel importante na nossa vida, pois ajudam-nos a suportar situações delicadas. O fato de conseguir resultados práticos com o segundo tipo de sonho ser bem maior, não significa que se deva perder as esperanças, caso o sonho seja um tanto mirabolante. Imagine o que não falaram de Ícaro quando ele encasquetou que queria voar!
Como os pensamentos não possuem fronteiras, muitas vezes nos perdemos em nossos sonhos e ficamos sem referência da situação prática. É importante dimensionar o sonho e trazê-lo para a realidade se ele for realmente um objetivo a ser alcançado. Muitas vezes, por motivos que não vêem ao caso, as circunstâncias não são favoráveis e passamos a desejar algo momentaneamente impossível. Dimensionar o sonho sem fugir da realidade compõe o Processo Realista da Evolução Consciente.
Às vezes, uma ideia pode ser uma fantasia maluca apenas na aparência. O homem costuma não reconhecer as oportunidades porque elas aparecem mascaradas por obstáculos. Como disse Ralph Waldo Emerson, “os pensamentos são as sementes da ação”. O sonho, reafirmamos, deve servir como ponto inicial. É a partir dele que você estabelece as metas para atingir objetivos.
Algumas pessoas não querem conselhos e sim compreensão
A maneira mais eficaz de transformar um sonho em realidade é dividi-lo em etapas. Pequenos objetivos são mais fáceis de serem atingidos e servem de impulso para se continuar em busca da próxima fase. Pense na sua vida como uma escada. No alto está a sua realização e na parte mais baixa está você. Cada degrau é um obstáculo, um objetivo. Se tentar subir esta escada de uma só vez, terá de se preparar muito e, mesmo assim, as chances de chegar ao topo num único impulso serão reduzidas. Tenha certeza de que assim você terá dificuldades para atingir o seu Processo Progressivo da Evolução Consciente. Por outro lado, subir a escada degrau por degrau pode parecer a princípio uma tática pouco ousada, sem ambição. Nada disso: a sua ambição é chegar ao alto, mas de maneira inteligente e com um mínimo de segurança. Subir a escada aos poucos não é sintoma da falta de ambição e sim do aprendizado na sua Evolução Consciente.
“Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã” já dizia Victor Hugo. Portanto sabemos que é mais lúcido agir por etapas quando se busca a Evolução Consciente. Afinal, o homem é incapaz de saltar para a frente e para o alto ao mesmo tempo. É uma limitação natural e as pessoas precisam se dar conta das suas limitações. Se você acredita ser capaz de subir dois degraus de cada vez, melhor, mas não tente ir além do possível. Enquanto você não tiver condições de vencer dois ou três degraus evite subir quatro de uma vez.
Reconhecer as limitações e saber lidar com elas é muito importante. Isto o torna mais forte e cria condições para superá-las. Se olharmos para a história dos vencedores, encontraremos um presidente Franklin Delano Roosevelt atacado de paralisia infantil, vivendo anos e anos quase sem saúde e dirigindo os Estados Unidos. Veremos ainda Epícteto, que foi escravo. Lord Byron e Walter Scott, que eram coxos; Camões, cego e desterrado; Beethoven, surdo e asmático; Thomas Edison, surdo e Gustavo Coelho que ficou cego quando inventou a bússola mecânica.
O importante não é o que os outra pensam de mim, mas o que eu penso de mim
Países na Europa
Alemanha | Áustria | Bélgica | Dinamarca | Escócia | Espanha | Finlândia | França | Grécia | Holanda | Hungria | Inglaterra | Irlanda | Irlanda do norte | Itália | Luxemburgo | Noruega | País de Gales | Polônia | Portugal | Principado de Mônaco | Republica Tcheca | Suécia | Suíça | Vaticano
Leia mais
Pare, pense, reflita: faça logo alguma coisa, mas faça
Ou você faz o show, ou bate palmas
Os insucessos são ótimas oportunidades para começar de novo
É impossível realizar objetivos sem ocorrer riscos
É fundamental ter um espírito aventureiro para correr riscos
Procure não repetir os erros cometidos por outras pessoas
Procure alternativas, jamais se entregue, seja criativo
Diante de situações adversas surgem ideias criativas
Desenvolvemos formas de pensamento moldadas por vícios adquiridos
Dedique mais tempo resolvendo o que é certo do que quem está certo
Criatividade é indispensável a todos que pretendem ser diferentes
Jamais existe apenas uma solução possível para um problema
Questione as normas estabelecidas e adotar uma abordagem diferente
Tente visualizar suas realizações no futuro e todas as etapas para chegar lá
É preciso incentivar e valorizar a capacidade de inovar
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Evolução Consciente – Seu Diferencial Competitivo
Há muita opção com preços acessíveis e que renderá uma boa economia
No aeroporto siga alguns procedimentos para ajudá-lo na hora do embarque
Procure fazer um checklist de viagem
Ter um orçamento definido é fundamental
Fique atento nos quesitos bebida e reuniões de negócios!
Leve apenas o que você consegue carregar sozinho
Antes de comprar as passagens fique bem atenta a alguns detalhes
Reserve pela internet a melhor opção para seu bolso
Você aprende a conviver com as mais diferentes personalidades