“As pessoas excessivamente prudentes adaptam-se ao mundo que está à sua volta. Os mais ousados esperam que o mundo se adapte a eles. Por isso mesmo, todo o progresso é conseguido pelos ousados”. Este é um pensamento de Bernard Shaw, mas que deve estar presente no inovador. É impossível realizar objetivos sem ocorrer riscos. Principalmente no começo da vida, o maior perigo é recusar-se a correr riscos, inovar.
Imagine suas respostas para a pergunta: se tudo fosse possível, como seria ter de encontrar soluções para problemas que, na realidade, não seriam problemas? A partir daí é que vem aquele antigo conselho dos psicólogos que é ver primeiro toda a floresta e em seguida proceder à analise das árvores. A minha interpretação para ele é que você deve pensar grande sem deixar de lado as pequenas ações e lembrar sempre que pensar demais é mais arriscado do que qualquer risco.
Vamos tentar observar como funciona a imaginação criadora utilizando como exemplo Thomas Edison, que inventou da lâmpada incandescente. Embora ele afirme ter “esbarrado” na ideia de empregar o princípio do carvão vegetal, não foi bem assim que ela lhe teria ocorrido. Pela concentração permanente do pensamento em seu problema, apoiado em milhares de experiências, Edison fixou no subconsciente uma imagem clara do que buscava, e, graças a uma força estranha e inexplicável, o subconsciente entregou-lhe a solução sob a forma de um esbarro no acaso. “Só no coração dos homens é que cada verdade encontra uma existência efetiva e inegável. Ela é a suprema mestra tanto da arte quanto da vida”, dizia Joseph Conrad.
O firme propósito cria um estado que livra a mente do temor, da dúvida e das limitações autoimpostas, abrindo assim caminho ao estado de espírito denominado fé. Presumimos que a fé, ou o ápice do desejo de atingir o firme propósito, nos põe em contato com uma espécie de inteligência infinita, que conhece todas as soluções para todos os problemas passíveis de solução. Acessar esta inteligência infinita é o Processo Interior da Evolução Consciente.
Arrumar a própria gaveta é por em ordem o nosso interior. Porque exige uma série de questionamentos a respeito do que é importante ou não.
Foi assim que Henry Ford conseguiu construir um veículo de autopropulsão. Seu problema era descobrir um meio de transmitir a força do motor às rodas de um veículo. Assim, concentrou-se neste desejo até transformá-lo em seu único objetivo de vida que foi transmitido ao subconsciente. Este então, sugeriu-lhe o uso de uma máquina de combustão interna, para substituir o motor a vapor. Ford lançou-se imediatamente ao trabalho e assim nasceu o automóvel.
Para ser um inovador é imprescindível ter autoestima para saber valorizar os próprios feitos. Vale a pena fazer aqui uma pertinente citação de Voltaire que extraí do seu Tratado de Metafísica e que se refere também às paixões, que insistentemente defendemos: “O amor próprio e todos os seus ramos são tão necessários ao homem como o sangue que corre em suas veias e os que lhe querem arrancar as paixões por serem perigosas, assemelham-se àquele que desejasse arrancar todo o sangue de um homem…” Isto não apenas serve de combustível para a empreitada seguinte, mas reafirma a crença na sua capacidade pessoal de evolução visando a realização dos seus sonhos.
No processo inovador, só uma coisa é certa: não existe certeza de nada, pois o caminho certo ainda não foi trilhado. Os pioneiros americanos que conquistaram o Velho Oeste levaram muitas flechadas mas, em compensação, foram os primeiros a tomar posse do território que, depois, se revelou valioso.
10 MANDAMENTOS DO INOVADOR
- VIVER COM PRAZER
- ENFRENTAR RISCOS E DESAFIOS
- AGIR IMEDIATAMENTE
- FAZER ALGO DIFERENTE
- PENSAR GRANDE
- VER O FUTURO
- TER VONTADE DE APRENDER
- RECICLAR IDÉIAS
- ESTAR CERCADO DE PESSOAS COMPETENTES
- DESENVOLVER A AUTO-ESTIMA
Não existe certeza de nada uma vez que o caminho ainda não foi construído. É assim que pensa o inovador.
Países na Europa
Alemanha | Áustria | Bélgica | Dinamarca | Escócia | Espanha | Finlândia | França | Grécia | Holanda | Hungria | Inglaterra | Irlanda | Irlanda do norte | Itália | Luxemburgo | Noruega | País de Gales | Polônia | Portugal | Principado de Mônaco | Republica Tcheca | Suécia | Suíça | Vaticano
Leia mais
É fundamental ter um espírito aventureiro para correr riscos
Os insucessos são ótimas oportunidades para começar de novo
Ou você faz o show, ou bate palmas
Sonhe, estabeleça metas e faça o ideal virar realidade
Pare, pense, reflita: faça logo alguma coisa, mas faça
Direcione os seus sonhos ao descobrir o seu potencial
Desperte seu diferencial competitivo para fortalece-se
A mente se ocupa dialogando consigo mesma
É maravilhosa a sensação de ter a tranquilidade do dever cumprido
Estar sozinho é estar acompanhado de seu melhor amigo que é VOCÊ
Evite contar vantagens sobre os seus grandes feitos
Má disposição liquida todas as qualidades positivas
Não admitir o erro é uma péssima atitude
Não busque ser o maior em coisas menores
Ouça duas vezes mais e sintetize ao máximo sua fala
Problemas devem ser enfrentados como desafios
Reflexão sobre a evolução consciente
Exija de si mesmo um desempenho elevado
Ande com alguém igual ou melhor do que você
Procure cercar-se de indivíduos positivos que tenham uma postura otimista
Sempre haverá espaço para o desejo de buscar a vitória
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Evolução Consciente – Seu Diferencial Competitivo
Pague menos e fique de olho nas oportunidades!
É bom conferir se está tudo ok com o veículo
Planejar muito bem para aproveitar as oportunidades e viver experiências incríveis
Em viagens estilo mochilão, quanto mais leve, mais prático
Mostre ao mundo que você não é menos capaz
O sucesso ocorre com “Planejamento Antecipado”
Em viagem, adote a mesma precaução que adota em seu país
Comunicar-se é mais fácil do que você imagina
Destinos desconhecidos costumam oferecer os mesmos atrativos