Você está feliz neste exato momento ? Sente-se plenamente realizado? Quase todos aqueles a quem faço esta pergunta, sejam jovens ou mais velhos, filosofam muito e não respondem de maneira objetiva. É porque a maioria ainda não chegou aonde quer, o que não é, em hipótese alguma, um absurdo. Primeiro, porque o ser humano está sempre em busca de alguma coisa e, segundo, porque as pessoas têm tempos diferentes para conseguir atingir objetivos semelhantes. Mas, esta contingência aborrece muita gente, inconformada ao ver que um colega, um parente ou uma pessoa pública desenvolver a Evolução Consciente.
Por isso, resolvi relatar para estas pessoas outro dado: a Evolução Consciente está no fato de que todos podem alcançá-la. É fundamental, no entanto, entender o que ela quer dizer e qual a sua importância. Não tenho a intenção de dar uma receita pronta, pois é impossível ensinar FELICIDADE. Falaremos dos processos de evolução para facilitarem a realização dos seus objetivos, que são de dimensões variáveis, dependendo do seu projeto específico de vida.
O que me proponho a fazer é dar toques e algumas dicas valiosas para ajudar você a trilhar este caminho, a partir da minha experiência teórica e prática. Existem aspectos, no que concerne a Evolução Consciente, que são universais e acabam sendo ignorados de tão óbvios que são. Mas há outros absolutamente pessoais, que dependem de autoconhecimento. Neste caso, não poderia me comprometer a dar receitas.
Ninguém conhece a alma humana na sua totalidade para determinar regras fixas. E quem diz que conhece ou promete receitas milagrosas na melhor das hipóteses está enganado. Prefiro sugerir caminhos de como é possível descobrir dentro de você a força necessária para superar os obstáculos e realizar os sonhos há tanto acalentados.
Meu desafio foi definir o tipo de linguagem a ser usado, uma vez que a Ciência do Ser é capaz de seduzir empresários, donas-de-casa, empreendedores, estudantes, ou seja, gente de diferentes classes sociais, idades, crenças e atitudes. Logo, não poderia privilegiar nenhum deles, mas dar atenção a todos ao mesmo tempo.
Optei por uma linguagem simples, coloquial, que expõe os problemas e de maneira direta, sem muitos rodeios ou vôos filosóficos demasiados, mas também sem evitar a reflexão, que considero um dos atributos mais valiosos para alguém que pretenda chegar a algum lugar, seja ele qual for.
Minha intenção, ao final das contas, é fazer com que você se faça uma pergunta: “Por que não cheguei aonde eu quero?” A partir daí, constata-se que alguma coisa precisa mudar. Mudança é uma das palavras-chave desta obra e meu esforço é fazer com que não tenha medo de arriscar e modifique alguns dos seus padrões de comportamento. A postura diante do mundo precisa ser flexível. Quem é duro demais acaba quebrando, se o vento for forte em excesso.
Outro dado que não se deve desprezar é a chamada “síndrome do medo da felicidade’’, que caracteriza certos indivíduos que, depois de muito lutar, quando estão quase no auge, ou mesmo já o atingiram, fazem uma ou várias bobagens que põem tudo a perder, ficando sem condições de chegar lá ou usufruir daquilo por que tanto batalharam. Isso não é pouco comum, devendo-se, assim, estar atento para que ela não o ataque, pegando-o de surpresa. Mas, quais seriam as motivações desta síndrome?
Há várias teorias para este tipo de auto-sabotagem. Não seria este o espaço para desenvolvê-las todas, pois não se trata de um livro de psicologia ou psicanálise. No entanto, uma coisa é certa: está intrinsecamente relacionado à questão da auto-estima, e de como você lida com a agressividade e a libido. Se sua auto-estima for muito baixa, a tendência será a de arruinar as coisas boas conquistadas. Se não souber lidar com a sua agressividade e a sua libido, estará criando confusões.
Adaptar-se às condições impostas por uma circunstância não significa submissão, mas inteligência. Você ouvirá isso uma centena de vezes, expressado em termos como fracasso, erros, etc. É possível, com certeza, admitir que o erro é um dos recursos mais perfeitos descobertos pela alma humana. Apenas o fato de podermos errar nos proporciona condições para aprendermos e nos direcionarmos rumo a uma vida mais perfeita em busca de realizações. Na verdade, o erro, se bem instrumentalizado, está próximo da otimização. Desse modo, aqui, não falo apenas dos momentos bons. É preciso que você chegue a uma conclusão do que deve fazer para passar a viver um momento mais favorável. E não só externamente. Mais importante, talvez, são as coisas que se passam dentro de você, as mudanças internas. O livro tem como objetivo fazer com que a mudança seja um processo ao qual se confira importância. E você só vai mudar se conseguir entender o significado, as razões e o valor destas mudanças.
Algumas vezes, não mudamos conscientemente, pois somos forçados a nos modificarmos por causa de um acontecimento, um fator externo a nossa vontade. Tentou-se fazer com que o texto possa ser um suporte para estas ocasiões. Saber como lidar com as situações inesperadas é um dos grandes trunfos com que qualquer ser humano pode contar.
Procurei enfatizar em alguns capítulos os aspectos profissionais, que são de extrema importância no dia a dia. O meu grande desafio foi repensar as organizações a partir do ser humano enfocando a criatividade como um grande diferencial, sem deixar de lado a produtividade e motivação. Alterar concepções, nomes, criar cargos, reestruturar e mudar a visão do Departamento de Seres Humanos, são idéias a partir da Ciência do Ser que são uma semente lançada em busca da melhoria da capacidade produtiva, restaurando a nossa principal missão na vida que é de ser FELIZ.
Procurei apresentar vários processos de evolução que são pertinentes para que cresça de uma maneira progressiva. A competição em todos os estágios da vida está cada vez mais acirrada, por isso o seu comprometimento com sua transformação e aprendizado é pessoal. Através dos tópicos apresentados procure fazer uma auto analise e questione-se imparcialmente. Não tenha medo de evoluir e lembre-se que vivemos na busca de ser feliz.
Se ao final deste livro se você entender a importância da Evolução Consciente em sua vida, passando a encará-la como uma meta e não como utopia, o meu objetivo terá sido alcançado.
Países na Europa
Alemanha | Áustria | Bélgica | Dinamarca | Escócia | Espanha | Finlândia | França | Grécia | Holanda | Hungria | Inglaterra | Irlanda | Irlanda do norte | Itália | Luxemburgo | Noruega | País de Gales | Polônia | Portugal | Principado de Mônaco | Republica Tcheca | Suécia | Suíça | Vaticano
Leia mais
A mente se ocupa dialogando consigo mesma
Direcione os seus sonhos ao descobrir o seu potencial
É maravilhosa a sensação de ter a tranquilidade do dever cumprido
Estar sozinho é estar acompanhado de seu melhor amigo que é VOCÊ
Evite contar vantagens sobre os seus grandes feitos
Má disposição liquida todas as qualidades positivas
Não admitir o erro é uma péssima atitude
Não busque ser o maior em coisas menores
Ouça duas vezes mais e sintetize ao máximo sua fala
Problemas devem ser enfrentados como desafios
Reflexão sobre a evolução consciente
Exija de si mesmo um desempenho elevado
Ande com alguém igual ou melhor do que você
Procure cercar-se de indivíduos positivos que tenham uma postura otimista
Sempre haverá espaço para o desejo de buscar a vitória
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Evolução Consciente – Seu Diferencial Competitivo
Pague menos e fique de olho nas oportunidades!
É bom conferir se está tudo ok com o veículo
Planejar muito bem para aproveitar as oportunidades e viver experiências incríveis
Em viagens estilo mochilão, quanto mais leve, mais prático
Mostre ao mundo que você não é menos capaz
O sucesso ocorre com “Planejamento Antecipado”
Em viagem, adote a mesma precaução que adota em seu país
Comunicar-se é mais fácil do que você imagina
Destinos desconhecidos costumam oferecer os mesmos atrativos