Há dois tipos de percepção: a pré-percepção, ou a sensação manifesta de que algo está para acontecer; e a percepção, que é complementar à anterior, e é a capacidade de detectar os fatos e entendê-los enquanto estão ocorrendo.
As pessoas que têm larga capacidade de percepção são conhecidas como analistas. Sempre que alguém conseguir captar as mensagens perceptivas antes dos outros estará colocando a seu favor um grande tesouro, uma informação inédita, em geral cobiçada por muitos e estará desenvolvendo o Processo Perceptivo da Evolução Consciente, que será um grande diferencial a ser explorado no caminho para atingir os seus objetivos e que torna você o tipo a quem conhecemos como uma pessoa de visão.
A pós-percepção é importante para avaliarmos nossos erros anteriores, mas as análises profundas do que já aconteceu são inúteis se não tiverem o objetivo de fazer uma projeção para o futuro e não estiverem aliadas ao bom senso e ao constante desejo de aprender. Se não for assim, elas terão apenas valor histórico e nunca serão aproveitadas para a sua vida. Afinal de contas, que vantagem existe em perceber as coisas que a maioria já conhece e não utilizá-las de forma prática? Esta é a diferença: quem pensa comanda, quem apenas acata o pensamento dos outros será comandado.
Fique atento à sua realidade. Muitas vezes as chances batem à porta das pessoas ou das empresas e são desperdiçadas por erros fatais de avaliação, consequentes de uma percepção turva. Por que eles ocorrem? Por falta de sensibilidade ou de percepção dos encarregados de desenvolver determinado projeto. A IBM perdeu a chance de multiplicar o seu multibilionário patrimônio justamente por isso.
Em 1960 a Xerox atravessava um período de dificuldades administrativas. Para fazer frente aos problemas financeiros, resolveu vender o projeto denominado “máquina copiadora comercial” que poderia levar para dentro das empresas a capacidade de reproduzir seus próprios documentos. Procurou então a IBM que providenciou uma pesquisa de mercado com o objetivo de analisar em primeiro lugar a viabilidade de implantação e, depois, a possibilidade de demanda de um produto como aquele. Com os resultados nas mãos, a IBM recusou a oferta da Xerox, sob a alegação de que não valia a pena investir na patente de um ramo que não apresentava sinais claros de ser promissor.
Assim, a Xerox tornou-se uma potência mundial, exatamente graças a um projeto sem “muitos sinais promissores”. Com a recusa da IBM, o corpo de diretores da empresa decidiu fazer sua própria avaliação de mercado, mais detalhada, aliando-a à sua percepção do potencial representado pela invenção. Finalmente, concluíram que tal projeto poderia significar a tão esperada salvação. E tiveram sucesso. Xerox virou sinônimo de copiadora; a marca passou a ser termo dicionarizado significando a folha copiada; e a criatividade popular cuidou de inventar e incorporar ao português do Brasil o verbo “xerocar”.
A falta de sensibilidade não trouxe prejuízo à IBM, mas impediu que ganhasse muito dinheiro e prestígio. Numa empresa de menor porte, erros de avaliação como este podem ser fatais. É por isto que os profissionais que são mais valiosos são os que sabem mais e têm maior capacidade de percepção. Qualquer um pode chegar lá. É só uma questão de treino. Faça história, em vez de analisá-la depois.
Deixe tudo um pouco melhor de como encontrou
Países na Europa
Alemanha | Áustria | Bélgica | Dinamarca | Escócia | Espanha | Finlândia | França | Grécia | Holanda | Hungria | Inglaterra | Irlanda | Irlanda do norte | Itália | Luxemburgo | Noruega | País de Gales | Polônia | Portugal | Principado de Mônaco | Republica Tcheca | Suécia | Suíça | Vaticano
Leia mais
Entusiasmo é a manifestação do que há de melhor dentro de cada indivíduo
É seu o poder de administrar o tempo
Desde que haja empenho, seus objetivos poderão ser alcançados
Descubra uma força incrível dentro de você
A paciência, aliada à consciência, consegue o que é impedido à força e ao furor
Um vencedor tem a grandeza de lutar sem descanso pelo que acredita
O melhor tranquilizante é a consciência tranquila
O seu objetivo é atingir o ponto de equilíbrio mental
Assuma a responsabilidade por todos os seus atos
Você já pensou em realizar o fracasso de maneira positiva?
A maioria das pessoas não acredita em seu potencial de evolução
Tendo determinado o seu caminho, acredite nele e não desista
Todo o ganho implica em alguma perda
O ser humano possui condições e perspectivas individuais de crescimento
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Evolução Consciente – Seu Diferencial Competitivo
Economizar vai ajudar muito a realizar o sonho da viagem
Faça amigos na cozinha e divirta-se muito!
Escolha um carro confiável e que seja confortável
Não esqueça que viajar é divertimento
Procure as menores taxas ao desembarcar
Comidas exóticas e gestos: a ‘viagem’ dentro da viagem!
Caso decida ficar mais tempo no local
No começo é muito difícil viajar sozinha
Faça a sua viagem, não a dos outros
Fique atento constantemente na sua viagem
É melhor ficar precavido ao hospedar-se num hotel
Tenha disposição para resolver o problema e aproveitar a viagem