O futuro presidente das grandes organizações do século XXI será um funcionário do Departamento de Seres Humanos. A Ciência do Ser está aí para acelerar este processo. Se considerarmos as mudanças que vivemos nas empresas, o perfil ideal do novo executivo passa necessariamente pelo conhecimento profundo de novos conceitos de Seres Humanos. Há algum tempo exige-se, e cada vez será mais exigido, que o executivo tenha uma visão cultural ampla e que esteja sempre de olho no longo prazo.
Ao contrário do modelo conservador, o novo diretor, seja ele profissional contratado ou o próprio dono do negócio, só terá êxito se souber lidar muito bem com as pessoas. Neste “futuro” do presente do qual estamos falando Seres Humanos é um termo prioritário, não para nomear um departamento isolado e específico, mas como um departamento que permeia todas as áreas da empresa.
Quando retomamos a acepção original das palavras já notamos que há uma dissociação fundamental entre elas e seu atual sinônimo, que é o frio “departamento de pessoal”, de imagem tão desgastada e negativa. Para efetivar esta distinção a capacidade de diálogo não é suficiente por si só. É preciso que o novo executivo alie a isto a qualidade de saber incentivar, de agir como uma alavanca.
O profissional competente será aquele que conseguir promover a integração e cooperação entre todas as áreas da empresa. Os profissionais do Departamento de Seres Humanos funcionarão como HELICÓPTEROS: não terão um posicionamento fixo na empresa e estarão voando pelos departamentos da empresa, identificando e oferecendo soluções para os desafios.
O Departamento de Seres Humanos tem como missão filosofar sobre o ser humano na empresa, criando e implantando projetos de melhorias com um objetivo principal: gerar felicidade no ambiente de trabalho. Felicidade é o produto do equilíbrio entre um coração tranquilo e uma alma satisfeita.
A felicidade no trabalho proporciona entusiasmo, termo que vem do grego enthousiasmos e significa O Deus dentro de você. Entusiasmo é a manifestação do que há de melhor dentro de cada indivíduo. Uma pessoa entusiasmada serve de inspiração a todos em uma empresa. E não importa a idade. O segredo para se envelhecer com graciosidade é nunca perder o seu entusiasmo em conhecer novas pessoas e ver novos lugares.
Recentemente perguntaram a 200 executivos o que os torna mais produtivos? 80% declarou que o entusiasmo era a qualidade mais importante. Portanto ponha entusiasmo em seu trabalho, nas suas ações, nos seus atos, nas suas palavras. Ser alegre apenas enquanto as coisas estão indo bem dura pouco e é muito diferente de ser entusiasmado, que é uma postura de vida diferenciada pela fé em seus potenciais. Sem entusiasmo somos como uma bateria elétrica descarregada: não conseguimos nem funcionar e nem gerar a energia necessária para acionar o aparelho ao qual estamos integrados.
Entusiasmo se pega, não se ensina.
É interessante notar que se você começar a bocejar em uma reunião, depois de algum tempo outras pessoas seguirão o seu exemplo; se você começar a gargalhar em um elevador outras pessoas provavelmente farão o mesmo. Usando esta mesma razão, que chamamos entusiasmo, se você começar a desenvolver programas que enfoquem a Felicidade Produtiva, com certeza terá Multiplicadores da Felicidade não apenas na empresa, mas em todos os ambientes em que você atuar. m geral as pessoas infelizes procuram boicotar a felicidade dos outros.
Estabelecem-se os “acordos de infelicidade”, “patrulhas para perseguir a felicidade”, “rede de infelizes em prol da causa” no ambiente de trabalho. O mecanismo que espalha bobagens é o mesmo que dilui Felicidade. Serve para combater qualquer iniciativa de harmonizar a empresa, esperando o melhor momento para boicotar o equilíbrio organizacional.
Fundamentada no entusiasmo, a Felicidade Produtiva pode ser estruturada em qualquer ambiente de trabalho de duas maneiras: pelo principal executivo da empresa, que toma atitudes que fazem dele um Transformador de Felicidade e pelos líderes naturais que passarão por treinamentos intangíveis, potencializarão as suas atitudes comportamentais e serão os verdadeiros Multiplicadores de Felicidade.
É assim que se delineia a Cadeia de Felicidade Produtiva dentro de uma empresa, expandindo a Felicidade, contagiando as pessoas e aumentando a produtividade. Esse conceito não é utópico, apenas necessitamos entender que os seres humanos buscam a felicidade no dia-a-dia e que o ambiente de trabalho faz parte pelo menos de um terço desse período. Afinal de contas, você produz mais quando está feliz.
Você nunca se sente entediado diante de uma pessoa entusiasmada
Países na Europa
Alemanha | Áustria | Bélgica | Dinamarca | Escócia | Espanha | Finlândia | França | Grécia | Holanda | Hungria | Inglaterra | Irlanda | Irlanda do norte | Itália | Luxemburgo | Noruega | País de Gales | Polônia | Portugal | Principado de Mônaco | Republica Tcheca | Suécia | Suíça | Vaticano
Leia mais
É seu o poder de administrar o tempo
Desde que haja empenho, seus objetivos poderão ser alcançados
Descubra uma força incrível dentro de você
A paciência, aliada à consciência, consegue o que é impedido à força e ao furor
Faça história, em vez de analisá-la depois
Um vencedor tem a grandeza de lutar sem descanso pelo que acredita
O melhor tranquilizante é a consciência tranquila
O seu objetivo é atingir o ponto de equilíbrio mental
Assuma a responsabilidade por todos os seus atos
Você já pensou em realizar o fracasso de maneira positiva?
A maioria das pessoas não acredita em seu potencial de evolução
Tendo determinado o seu caminho, acredite nele e não desista
Todo o ganho implica em alguma perda
O ser humano possui condições e perspectivas individuais de crescimento
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Evolução Consciente – Seu Diferencial Competitivo
A maior economia da sua viagem poderá ser a passagem aérea
Dê preferência para locais próximos de transporte público, com wi-fi e café da manhã
Procure a melhor taxa de câmbio em viagens internacionais
Cuidado com objetos “exóticos”, perecíveis e frágeis
Não despreze sua intuição, principalmente se você quer viajar sozinha
O problema muitas vezes é falta de planejamento
Tome alguns cuidados ao viajar
Aprenda com as pessoas muito mais do que os pontos turísticos!