Os incas tinham em mente o imperialismo como forma de integração. Queriam os povos sob seu domínio e impunham o sistema de participação com produção. Não havia propriedade privada, e as terras eram divididas em três partes: as do Inca (o imperador), as do Sol (o deus maior) e as do povo.
De acordo com as condições locais e a fertilidade do solo, calculava-se, em cada região, a superfície de terreno cultivável necessária à alimentação de cada família. Todos ajudavam no plantio e na colheita, e recebiam a paga de acordo com suas necessidades.
O produto do cultivo nos campos do Inca e do Sol pertencia ao Estado e era distribuído em cotas familiares aos que não eram agricultores, como os artesãos, por exemplo. O excedente ficava com o Império.
Era uma forma de socialismo, pois já continha a ideia de que todo ser humano tem necessidades básicas que precisam ser coletivamente atendidas. A agricultura era o elemento central desta cultura.
Os astecas, no México, quando indagados se havia alguma nação poderosa no Sul da América, responderam que sim. Havia o Wiru, que significa “bagaço de milho”. Por volta de 1520, eles já faziam trocas comerciais nessa época.
O comércio estava em fase de se intensificar. O cultivo do milho, muito desenvolvido, impulsionou o contato das duas culturas, que começaram a realizar o escambo. Os espanhóis transformaram Wiru em Piru, que o tempo tratou de transformar em Peru, ou “campo de milho”.
Com a expansão do Império inca, havia previsões de confronto com outra civilização poderosa, a dos astecas, com a qual os incas haviam começado a fazer trocas comerciais. Foram inclusive os astecas que denunciaram aos espanhóis a existência de uma civilização rica e poderosa ao sul da América, despertando a cobiça de Pizarro pelo ouro.
Diante dessa expectativa e tendo consciência de que seu Império havia se expandido rapidamente, os incas se prepararam para a hipótese de perder uma guerra para possíveis invasores.
Machu Picchu foi a saída encontrada. Nela deveriam viver poucos e selecionados homens que, rodeados de mulheres, lançariam as sementes de uma nova civilização. A maior prova disso é que todos os oitenta mil envolvidos na sua construção foram sacrificados.
Aquela cidade que bastava a si mesma era um refúgio religioso. Somente um provável esconderijo poderia ser construído em local tão inóspito e de difícil acesso.
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